Você já ouviu dizer que agosto é o “mês do desgosto” ou que o mês só traz coisas ruins? Essa é uma crença comum em várias culturas e, apesar de não se saber exatamente como ela surgiu, uma das teorias para a má fama de agosto diz que ela se baseia em questões astrológicas.
Isso porque, o mês de agosto está ligado ao signo de Leão, que é regido pelo Sol. Assim, muitos acreditam que a intensidade dessa energia solar pode ser esmagadora e capaz de trazer à tona emoções intensas. O problema é que essas emoções podem ser tanto positivas quanto negativas, o que faz com que confrontos e desentendimentos se tornem mais comuns nesse período.
Outras possibilidades estão ligadas às grandes navegações, já que as caravelas costumavam partir em agosto, muitas vezes levando muitos homens para a morte no alto mar, e ao fato de esse ser o “mês do cachorro louco”.
Nesse segundo caso, o que ocorre é que mais cachorros acabam contraindo a raiva nesse período, que é quando, supostamente, mais cadelas estão no cio e, por isso, há mais confrontos entre os machos.
O que piorou mais ainda a fama do oitavo mês do ano foi o fato de várias tragédias terem ocorrido em agosto. O início da Primeira Guerra Mundial, o lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima e as mortes de Elvis Presley e da Princesa Diana.
Esse conjunto de fatores acabou fazendo com que agosto virasse popularmente o mês do desgosto. Mas que tal fazer rituais e simpatias para levar as energias negativas para bem longe? Para isso, trouxemos dicas da Cigana Sharita.
Como evitar energias negativas em casa?
De acordo com a especialista, não é bom se deixar levar pelo pessimismo de que o mês de agosto vai ser ruim, até porque todo mês é uma oportunidade de transformação. Por isso, a recomendação é fazer rituais de limpeza e proteção, através de cristais, incensos, banhos energéticos ou meditações para trazer energias positivas e acabar com essa negatividade de vez.
Segundo Cigana Sharita, uma das práticas mais simples e eficazes são os banhos. O de alecrim, por exemplo, é ótimo para afastar maus espíritos e energias negativas.
“Você vai precisar apenas de 2 litros de água corrente, 3 galhos de alecrim fresco e uma colher de mel. É só ferver tudo, esperar amornar e jogar do pescoço para baixo. Após finalizar o banho, reze o salmo 66”, explica sobre o passo a passo.
Por fim, ela ainda diz que usar um patuá como olho grego ou tampar o umbigo para sair de casa também são boas práticas.
Com todas essas dicas, o mês de agosto vai deixar de ser conhecido por você como “mês do desgosto” rapidinho!