Você está acostumada a comer orégano? Para muitas pessoas, esse tempero praticamente só surge na dieta quando aparece por cima da pizza, porém pode ser uma boa ideia o incluir mais vezes no seu cardápio. Afinal, essa erva aromática originária da região mediterrânea é cheia dos benefícios para o corpo humano.
E o melhor é que essa inclusão do orégano na rotina pode ser feita de várias formas, já que o tempero é bem versátil. Ou seja, não dá nem para cansar de comer sempre os mesmos pratos com ele, viu?
Mas quais são esses benefícios do orégano? E como acrescentar o orégano no seu cardápio do dia a dia? Confira o que diz a nutricionista e head da plataforma de nutrição da Bio Ritmo, Fúlvia Hazarabedian, sobre isso:
Benefícios do orégano
O orégano conta com uma grande variedade de benefícios para o nosso corpo. Entre eles estão:
Ajuda no relaxamento muscularAuxilia na digestão e absorção de nutrientesCombate as flatulênciasÉ rico em vitaminas como A, E e K, e nos minerais zinco, ferro, magnésio, cálcio e potássio, além de ser fonte de ômega 3Inibe inflamação da pele e alivia sintomas de infecção do trato respiratório superior, como dor de gargantaPossui a substância timol, que tem atividades antifúngicas contra espécies de CandidaPossui propriedades antioxidantes e ajuda a prevenir o envelhecimento precoce de nossas células
Ou seja, vale muito a pena considerar incluir o orégano mais vezes no seu cardápio, não é mesmo?
Como usar o orégano
O orégano pode ser consumido de várias formas, desde fresco até seco, por exemplo. A forma mais comum de usá-lo é para finalizar pratos como massas, saladas, ovos mexidos, saladas e, é claro, a pizza, por exemplo.
Porém, uma outra ideia é colocar o tempero em molhos, especialmente aqueles com tomate, nos quais o tempero fica muito gostoso. Além disso, o orégano ainda é perfeito para temperar peixes.