O Dia dos Pais é uma data muito especial para muitas famílias, afinal, essa é a oportunidade perfeita de homenagear uma figura tão importante. Por isso, é comum dar um presente legal e cheio de amor. Mas o que fazer quando não se tem tanto dinheiro para presentear alguém?
Apesar de um presente caro poder ser uma opção para algumas pessoas, nem todos têm a condição de comprar algo para seus pais. No entanto, isso não quer dizer que por ser mais barato, seu presente vá ser menos especial.
“É natural que os filhos queiram presentear, mas é preciso lembrar do real significado do dia, que não precisa ter presentes caros para ser celebrado. Muitas vezes, um tempo de qualidade entre pais e filhos já vale mais do que gastar em presentes”, diz Thiago Martello, planejador financeiro e fundador da Martello EF.
Então nada de se endividar ou comprar um item caro parcelado e se enrolar depois, viu? O especialista fez uma lista com dicas para quem quer comprar um presente de Dia dos Pais sem prejudicar o orçamento!
Faça o presente à mão
Uma maneira de economizar na hora de comprar o presente de Dia dos Pais é apostando em algo feito à mão, no estilo DIY. “Que tal, por exemplo, fazer um álbum com fotos de momentos especiais vivenciados entre vocês? Certamente qualquer pai gostaria muito”, sugere Martello. Boa ideia, né?
Compre um presente conjunto e busque com antecedência
Se for comprar algo, há várias formas de economizar e conseguir sair com algo legal em mãos sem ficar com os bolsos vazios. Caso você tenha irmãos, dá para se juntar para comprar algo legal para o seu pai sem ter que gastar tanto.
Além disso, procurar pelo presente com antecedência ajuda, já que os preços costumam aumentar perto da data. “Aproveite que ainda temos um tempinho até a data para pesquisar bastante e encontrar preços melhores”, diz o especialista.
Aposte em experiências em vez de objetos
Seu pai curte passear em algum lugar específico ou ama a culinária de algum país? Então levá-lo para sair, pedir uma comida bem gostosa em casa ou até preparar um prato diferente podem ser ideias um pouco mais em conta do que um presente caro.
Venda o que não usa mais para conseguir o dinheiro
Agora, se sua vida financeira está apertado no momento, uma ideia, segundo Thiago, pode ser vender algo que não use para conseguir esse dinheiro extra. Tem algumas roupas que não cabem mais ou que não fazem mais seu estilo? Elas podem ser úteis nesse momento!