A Meta lançou, nesta quarta-feira, 2, a AudioCraft, ferramenta de inteligência artificial que permite aos usuários criar música e sons do zero baseados em texto. Todos os usuários do Facebook podem instalar o AudioCraft. Ao divulgar a funcionalidade, a Meta convidou, especialmente, pesquisadores e profissionais da música a experimentar.
A nova ferramenta é o resultado de uma combinação de três modelos geradores de IA: MusicGen, que usa entradas de texto para criar música, AudioGen, que faz o mesmo com sons como passos ou cães latindo e uma versão aprimorada do EnCodec , que ajuda a melhorar a qualidade percebida dos dois primeiros.
Conheça 6 artistas que tiveram suas músicas recriadas por IA:
O MusicGen foi treinado em 20 mil horas de música licenciada de propriedade da Meta ou licenciada especificamente para esse fim, enquanto o AudioGen foi treinado em efeitos sonoros públicos.
A Meta apresentou sua primeira versão do EnCodec como uma ferramenta de IA para compactar e descompactar arquivos de áudio sem perder qualidade para compartilhamento rápido e fácil em outubro de 2022. O objetivo era melhorar a qualidade de todos os sons, não apenas da música. Na época, a empresa visava, particularmente, chamadas de voz e mensagens de voz, especialmente em circunstâncias adversas, como conectividade de rede fraca.
Leia também:
O futuro da IA generativa além do ChatGPT
Spotify remove milhares de músicas geradas por IA
Inteligência Artificial pode fazer música – e daí?
O modelo evoluiu desde então e hoje é apresentado junto com AudioGen e SoundGen como uma ferramenta que ajudará sons sintéticos e música a parecerem reais quando não são. Enquanto alguns artistas adotaram ferramentas geradoras de IA para serem mais criativos, outros criticaram as violações de direitos autorais. Drake e o Weeknd não ficaram felizes em serem imitados no hit viral do TikTok “Heart on My Sleeve”, uma faixa que afirmava usar versões AI de suas vozes para criar um deepfake aceitável. Por outro lado, Paul McCartney está entre os mais entusiasmados. Ele anunciou recentemente que uma música dos Beatles de 1969 será finalizada com a ajuda da IA.
O post Tudo o que sabemos sobre a ferramenta da Meta que cria músicas com IA apareceu primeiro em Forbes Brasil.