Ter flores em casa é tudo, tanto esteticamente quanto para o bem-estar! Mas é necessário se atentar para o que cada planta pede e, principalmente, se ela consegue sobreviver dentro de casa antes de escolher.
“É necessário ter o dobro de cuidado e sempre optar por espécies que se adaptam mais facilmente às condições internas de algum ambiente”, explica Pedro Melo, CEO da Melo Flores, floricultura referência no e-commerce.
Quer deixar sua casa mais bonita com flores, mas não sabe por onde começar? Então confira a seguir as dicas do especialista sobre espécies que se adaptam bem dentro em casa e ainda trazem boas energias para o ambiente.
Margarida
A margarida passa uma vibração de amor, bondade e afeto, além de trazer a pureza da infância. Além de ser fácil de cuidar, ela se adapta bem a ambientes internos, sendo perfeita para a decoração de dentro de casa.
“No caso das margaridas, a rega não precisa ser muito intensa, o solo não precisa ficar encharcado e ela pode ficar em um ambiente que entre luz natural ou ser levada, pelo menos uma vez ao dia, para receber calor”, diz Melo.
Begônia
De acordo com o especialista, “essa espécie é bem versátil, pode ser cultivada tanto em casa quanto nos jardins e, além disso, possui uma grande variedade de cores para decoração”. Ela pede atenção no cuidado, mas nada de muito complicado.
“É importante que o solo esteja sempre úmido, então, as regas podem ocorrer com mais frequência e a luz precisa ser indireta”, diz Melo. Além disso, a begônia ainda tem o poder de trazer uma sensação de felicidade para o ambiente onde está.
Lírio-da-paz
A palavra “paz” no nome dessa planta não é à toa. Ela não só deixa a casa com um aspecto mais clássico e elegante, como também é capaz de acalmar quem mora ali. Sobre os cuidados com as flores dessa espécie, eles são simples. “Ela também não exige muitos cuidados. Porém, é importante não a deixar direto no sol, mas com uma luz natural, não exagerar nas regas e deixar o solo sempre úmido”, pontua.
Violetas
Essas flores, bem populares aqui no Brasil, são simplesmente encantadoras! E o melhor é que as violetas são muito simples de cuidar. “São flores fáceis de cuidar, gostam de luminosidade, mas não de lugares muito quentes. Então, é importante manter apenas a luz natural e o solo mais úmido”, finaliza Melo.