TikTokers e blogueiros de gastronomia declararam o Hugo Spritz – uma mistura de prosecco e licor de flor de sabugueiro, elogiada por seu baixo teor alcoólico e sabor refrescante – como a bebida do verão europeu de 2023.
O bartender italiano Roland Gruber é frequentemente creditado como o criador do Hugo Spritz – que também já foi chamado de St. Germain Spritz e Otto Spritz ao longo dos anos – em 2005, como uma alternativa mais leve ao Aperol Spritz.
“O Hugo Spritz é uma bebida para o ano inteiro, mas graças ao limão e às folhas de hortelã fresca, é muito refrescante e, portanto, popular durante os meses mais quentes”, explica Omar Cantoni, chefe de bar do Rosa Alpina, um hotel de luxo na cidade dolomita de San Cassiano.
Leia também:
Dois rótulos empatam pelo título de melhor whisky escocês de 2023
Como The Rock virou dono da marca de tequila que mais cresce no mundo
Conheça o champanhe premiado que é feito com mais de 100 vinhos
Não está claro exatamente como ele se tornou tão popular este ano, mas veículos como o “Delish” e “Better Homes & Gardens” começaram a declará-lo como a bebida do verão em maio devido ao aumento de sua popularidade nas redes sociais. A bebida chegou a ter mais de 290 milhões de visualizações no TikTok.
No mundo, as pessoas começaram a buscar online pelo drink no final de fevereiro, mas o interesse aumentou em junho até atingir seu auge na primeira semana de julho, de acordo com dados do Google.
Mas o que explica a popularidade do drink nesse momento? A “Better Homes & Gardens” atribuiu ao foco renovado da cultura pop na Itália, por meio de programas de televisão como “The White Lotus” e “Searching for Italy”, de Stanley Tucci. Mas outros dizem que é simplesmente o momento em que o continente americano se apaixonou pelos spritzes.
Os Spritzes existem, pelo menos, desde o século 19, possivelmente até antes. Em sua forma mais simples, eram uma mistura de vinho branco e água, primeiro sem gás e depois com gás. O Hugo Spritz é de uma safra muito mais recente, por volta de 2005. O coquetel italiano, fácil de fazer e refrescante, tornou-se um sucesso internacional para a hora do aperitivo no verão e, no apres-ski, em lounges e bares das regiões alpinas. Será que a moda pega no Brasil?
Como fazer um Hugo Spritz
Embora as receitas de spritz tradicionalmente usem a proporção 3-2-1, o que significa 90 ml de prosecco, 60 ml de aperitivo (como bitters, licores e vermutes) e 30 ml de água com gás, a maioria das receitas online do Hugo Spritz é ligeiramente diferente.
Para fazer a bebida do verão, primeiro encha uma taça de vinho até a metade com gelo e despeje 15 ml de licor de flor de sabugueiro – como o St-Germain -, ou xarope, se preferir uma versão com menos álcool. Em seguida, adicione 120 ml de prosecco e 15 ml de água com gás. Bartenders recomendam que você mexa e decore com uma fatia de limão e hortelã fresca antes de servir. Se você quiser deixar a bebida um pouco mais forte, algumas receitas recomendam adicionar 15 ml de gin.
As bebidas do verão dos anos anteriores:
2020: Aperol Spritz
2021: Martini Espresso
2022: Dirty Shirley
O post Já ouviu falar do Hugo Spritz? Pois ele virou o drink do verão europeu 2023 apareceu primeiro em Forbes Brasil.