A sensibilidade nos dentes é um problema bucal comum caracterizado pelo desconforto ao ingerir alimentos e bebidas quentes ou geladas. A condição possui diferentes causas e pode piorar quando a dentição entra em contato com o ar frio.
A dentista Pamela Perini explica que a sensibilidade nos dentes ocorre quando há exposição da dentina – área que contém pequenos túbulos que levam ao nervo do dente. Ela acontece principalmente devido à perda do esmalte do dente, mas também à retração da gengiva.
Quando estímulos externos atingem esses túbulos, estimulam as fibras nervosas, provocando dor. Entre os estímulos, estão alimentos quentes, frios, doces e até ácidos. De acordo com a profissional, vários fatores podem contribuir para o aumento da sensibilidade nos dentes.
Dentre eles, está a redução da produção de saliva, principal barreira de proteção contra a sensibilidade, além do consumo de alimentos ácidos, que contribuem para o desgaste do esmalte dos dentes, expondo a dentina.
Como lidar com a sensibilidade no inverno?
Para lidar com a sensibilidade nos dentes durante o inverno, é importante adotar algumas medidas de cuidado bucal. A especialista preparou uma lista com 7 cuidados essenciais:
1. Atenção à escova de dentes
Use uma escova de dentes com cerdas macias e evite escovar os dentes com muita força, pois isso pode desgastar o esmalte.
2. Use um creme dental para dentes sensíveis
Utilize um creme dental especificamente formulado para dentes sensíveis, que contém ingredientes como o nitrato de potássio ou o fluoreto de estanho que ajudam a aliviar a sensibilidade nos dentes.
3. Evite alimentos quentes ou gelados
Evite consumir alimentos e bebidas extremamente quentes ou frias. O ideal é consumi-los em temperaturas mais moderadas.
4. Beba água
Mantenha-se hidratado e beba bastante água para estimular a produção de saliva e diminuir as chances de sensibilidade nos dentes.
5. Evite alimentos ácidos
Reduza o consumo de alimentos ácidos, como as frutas cítricas. Mas, se for consumi-los, enxágue a boca com água imediatamente após a ingestão.
6. Utilize produtos com flúor
Considere o uso de um enxaguante bucal com flúor para fortalecer o esmalte dos dentes e assim prevenir a sensibilidade.
7. Consulte sempre um dentista
Não negligencie a visita regular ao dentista. Um profissional de odontologia poderá avaliar o seu caso e sugerir o tratamento mais adequado para resolver o problema.