Como Elon Musk já vinha sinalizando, o Twitter abandonou seu icônico pássaro azul como logotipo e adotou, na manhã desta segunda-feira, 24, um X branco aplicado a um fundo preto como marca. A novidade foi apresentada por meio de um tuite da CEO da plataforma: Linda Yaccarino.
Elon Musk disse neste domingo, 23, que planejava mudar o logotipo do Twitter e escreveu na rede social: “E em breve daremos adeus à marca do twitter e, gradualmente, a todos os pássaros”.
Em uma postagem no site, o proprietário bilionário da plataforma de mídia social acrescentou: “Se um logotipo X bom o suficiente for postado hoje à noite, faremos (ele) ir ao ar em todo o mundo amanhã“.
Veja 5 números do Threads após uma semana de seu lançamento:
Musk postou uma imagem de um “X” piscando e, posteriormente, em um chat de áudio do Twitter Spaces, respondeu “Sim” quando perguntado se o logotipo do Twitter mudaria, acrescentando que “isso deveria ter sido feito há muito tempo”.
Sob o tumultuado mandato de Musk desde que ele comprou o Twitter em outubro, a empresa mudou seu nome comercial para X Corp, refletindo a visão do bilionário de criar um “superaplicativo” como o WeChat da China.
Leia também:
Threads: quanto as ações da Meta podem subir com a nova rede social?
Lançamento do Threads ajuda Zuckerberg a ficar US$ 61 bilhões mais rico
O Threads chegou: veja 4 vezes em que o Instagram se inspirou na concorrência
A empresa não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. O site do Twitter diz que seu logotipo, representando um pássaro azul, é “nosso ativo mais reconhecível”. “É por isso que o protegemos tanto”, acrescenta o site.
O pássaro foi temporariamente substituído em abril pelo cachorro Shiba Inu da Dogecoin, ajudando a aumentar o valor de mercado da moeda meme. A empresa foi alvo de críticas generalizadas de usuários e profissionais de marketing quando Musk anunciou no início deste mês que o Twitter limitaria quantos tweets por dia várias contas poderiam ler.
Os limites diários ajudaram no crescimento do serviço rival Threads, de propriedade da Meta, que ultrapassou 100 milhões de inscrições em cinco dias após o lançamento.
A complicação mais recente do Twitter foi uma ação movida na terça-feira alegando que a empresa deve pelo menos 500 milhões de dólares em indenizações a ex-funcionários. Desde que Musk a adquiriu, a empresa demitiu mais da metade de sua força de trabalho para cortar custos.
O post Twitter abandona o pássaro azul e dá lugar ao X em seu logo apareceu primeiro em Forbes Brasil.