Seja para quem está fazendo sua primeira viagem internacional ou para quem já tem mais experiência, alguns pontos podem acabar ficando esquecidos durante as preparações da viagem, causando perrengues durante o momento que era para ser de diversão. Uma documentação esquecida, um orçamento mal planejado ou um roteiro confuso, por exemplo, podem gerar problemas.
Assim, é sempre muito importante pensar bem em tudo isso antes de sair do país, não é mesmo? Dessa forma, você garante uma viagem mais relaxante. A seguir, confira as dicas de Diana Carvalho, especialista em turismo e CEO da Mundo4e, de aspectos sobre os quais é essencial pensar antes de qualquer viagem:
Já abra uma conta em dólar ou euro
Se você vai ir para um lugar no qual a moeda é o dólar ou o euro, a dica é já ir alimentando uma conta com esse dinheiro todos os meses. “A minha experiência me mostra há anos que quem deixa para comprar moeda estrangeira algumas semanas antes da viagem acaba tendo muito menos dinheiro e fazendo um péssimo negócio”, diz Diana.
Use os vlogs de viagem a seu favor
Sabemos que algumas pessoas podem ter medo de assistir a vídeos ou até ler muito sobre os lugares que vão visitar porque não querem estragar a surpresa. Porém, isso pode ser muito útil para você ver o que parece ou não valer a pena para você e montar um roteiro perfeito.
Pesquise a documentação
Muitos países exigem, além do seu passaporte, outros documentos, como um visto, autorização de viagem, comprovantes de vacinação contra febre amarela, Covid-19, seguro-viagem com uma cobertura mínima, carteira internacional de motorista, entre outros. Ou seja, é preciso pesquisar bem isso para não esquecer nada e entrar em um grande perrengue.
Crie um roteiro
Quando não temos um roteiro definido para a viagem, podemos acabar não arrumando tempo para tudo o que queremos fazer – por isso ele é tão importante. Porém, não se esqueça de ser flexível também, sabendo que esse roteiro pode mudar dependendo do que acontecer durante a viagem.
Não deixe a segurança de lado!
Onde é mais seguro se hospedar? Quais são os riscos mais comuns e perrengues pelos quais os viajantes passam no lugar? A quem se deve procurar em caso de necessidade? Onde tem um consulado brasileiro? Essas e outras dúvidas precisam ser respondidas antes de você sair do país. Afinal, toda segurança é pouca!
Pesquise preços com antecedência
Pesquise e registre preços de passagens aéreas, acomodações e passeios. Não compre nada ainda, apenas pesquise. Assim, quando chegar a hora de realmente fazer a compra, você vai saber fazer as escolhas com mais sabedoria e economizar o seu dinheiro!
Sem procrastinação
Essa dica, na verdade, tem a ver com todas as anteriores. Afinal, vendo todas essas tarefas que você deve fazer antes de viajar, pode bater aquela preguiça, mas procrastinar não é uma boa opção nesse caso. Planejar tudo com antecedência faz com que vários perrengues que poderiam surgir sejam evitados ou descobertos com tempo o suficiente para resolvê-los.