Um grupo de crianças em idade escolar remove pedaços de plástico e lixo da areia de uma praia do Rio de Janeiro durante um passeio para ensiná-las sobre a importância de proteger o meio ambiente.
O Colégio Notre Dame Ipanema, que fica próximo à famosa praia que é um ponto turístico da cidade, acaba de receber o selo Escola Azul da Unesco, agência cultural da ONU (Organização das Nações Unidas), como parte de uma iniciativa de proteção ao Oceano Atlântico.
Leia também
Dinamarquesa lidera 44 jogadoras da Copa do Mundo em campanha climática
Latam transforma 25 toneladas de uniformes com costureiras da periferia do RS
O selo reconhece programas escolares em todo o mundo com o objetivo de proteger os oceanos.
A iniciativa ocorre em um momento em que os cientistas temem que mais de 90% dos suprimentos de alimentos marinhos do mundo estejam em risco devido a problemas ambientais, como o aumento das temperaturas e a poluição.
“É a educação, é a conscientização, é a formação de uma geração que entenda que nós precisamos do oceano para continuar existindo enquanto espécie nesse planeta”, disse Ricardo Gomes, chefe da ONG Instituto Mar Urbano.
O selo engloba 16 países localizados próximos ao Oceano Atlântico e segue a iniciativa Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, que começou em 2021 e terminará em 2030.
Ao lado da ONG Instituto Mar Urbano, a escola Notre Dame oferece atualmente atividades que visam conscientizar crianças de diferentes idades para a preservação das praias.
A Unesco acolheu a iniciativa porque desperta a curiosidade das crianças sobre o oceano e seu papel na geração de oxigênio, regulação do clima e geração de vida para o planeta, disse o coordenador de Ciências Sociais e Naturais da Unesco no Brasil, Fabio Eon.
Em Ipanema, os alunos da escola brincam na orla da famosa praia enquanto fazem a limpeza.
“Eu amei”, disse Maria Carolina Sampaio, aluna da Notre Dame, de 8 anos. “A gente limpou o lixo da praia e se fosse para o mar, os bichinhos podiam comer e morrer”.
O post Escola do Rio de Janeiro recebe selo da Unesco por esforços para proteger o oceano apareceu primeiro em Forbes Brasil.