Carol Ito foi uma das convidadas de “Under 30 – A Jornada”, série de podcasts patrocinada por Johnnie Walker*. A quadrinista e cartunista falou com Décio Galina, editor de conteúdo da Forbes Brasil, sobre sua trajetória.
Carol foi coroada com o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos em 2022, com o projeto “Três Mulheres da Craco”, além de ter sido a primeira mulher a desenhar ao vivo no programa Roda Viva, da TV Cultura. Tantas conquistas importantes fizeram com que ela fosse um dos destaques da categoria Artes Plásticas e Literatura da última lista Forbes Under 30.
Leia também:
Pedro Costa, CEO da Stradale: “Automobilismo ajudou a equilibrar minha cabeça”
Djonga: “Quem vem de onde eu vim não está acostumado a estar em destaque”
“[Estar na Under 30] foi um prêmio muito importante, justamente porque eu faço quadrinhos há oito anos, mais ou menos, e esse reconhecimento vem para para selar todo esse trabalho e para mostrar que nós, mulheres cartunistas, também podemos ocupar esses espaços de reconhecimento e de voz”, comemorou.
Ouça:
A artista também falou sobre o “Três Mulheres da Craco”, em que perfilou, por meio de quadrinhos, três mulheres da Cracolândia, em São Paulo, durante a pandemia.
“A ideia veio porque eu já tinha feito alguns trabalhos sociais na Cracolândia em 2018, mais ou menos, e eu sabia um pouco como é a vivência das ruas. Fiquei muito inquieta na pandemia de ver um número muito grande de pessoas em situação de rua, um número crescente”, contou.
Assista à entrevista completa:
*Aprecie com moderação. Não compartilhe com menores de 18 anos.
O post Carol Ito: “Mulheres cartunistas também podem ter reconhecimento” apareceu primeiro em Forbes Brasil.