Os consumidores de luxo estão cada vez mais preocupados em comprar produtos conscientes. Foi o que constatou o relatório Conscious Luxury Trend Report 2023, lançado no final de junho pela Farfetch, um dos principais e-commerces de alto padrão do mundo.
O terceiro relatório anual analisa como os consumidores estão comprando de forma mais responsável e revela as oportunidades e inovações significativas no cenário de sustentabilidade da indústria do luxo.
Entre as principais conclusões, o estudo mostrou que a demanda global por produtos conscientes continuou a aumentar, oferecendo às marcas oportunidades lucrativas em regiões de alto potencial e alto crescimento. Em 2022, 27% dos clientes da Farfetch compraram pelo menos um produto da sua categoria Consciente, aumento significativo contra os 16% de 2021. Além disso, as vendas sustentáveis cresceram 16 pontos percentuais mais rápido do que as vendas gerais no marketplace.
“O relatório de tendências conscientes de luxo deste ano mostra o progresso notável que está sendo feito nesse espaço em todo o setor e as oportunidades significativas para as marcas se alinharem aos valores do consumidor e ajudarem a proporcionar progresso social e ambiental positivo”, disse Thomas Berry, diretor sênior de negócios sustentáveis da plataforma.
Outra constatação é que clientes do setor de moda e beleza estão proativamente buscando por estes produtos: houve um aumento de 78% nas pesquisas com termos relacionados à categoria Conscious na Farfetch no ano passado Entre as principais palavras, estão “linho”, “vegano” e “orgânico”.
Os produtos de segunda mão também estão cada vez mais atraindo e retendo consumidores de alto valor. 34% dos entrevistados relataram a compra de um item usado ou vintage em 2022, alta em relação aos 20% do ano anterior. Na seção de resale da plataforma, o preço médio de venda foi de US$ 4.626 (cerca de R$ 22.500) – um aumento de 41% ano após ano e um valor que equivale a quase o dobro da média da categoria.
Neste mercado pre-owned, a autenticidade é a principal preocupação do consumidor: 78% dos clientes da plataforma consideraram a certificação “extremamente” ou “muito importante” ao comprar produtos usados. Os produtos mais procurados são bolsas e acessórios.
O que é um produto Consciente?
Para ser considerado Consciente – ou “Positively” – pela Farfetch, o produto precisa atender a pelo um destes três requisitos:
Ser de uma marca bem avaliada pela agência independente Good On You, uma das principais fontes de avaliação de práticas sustentáveis na moda.
Ter em sua composição no mínimo 50% de material principal consciente – isto é, orgânico, reciclado, reutilizados ou tecidos naturais reconhecidos como melhores para o meio ambiente (como linho e rami).
Peças criadas com um processo de produção certificado, como o Fairtrade, Fairmined, Climate Neutral, Responsible Down Standard ou Forest Stewardship Council.
Outros insights do Conscious Luxury Trend Report 2023 da Farfetch
32 anos é a idade média dos consumidores preocupados com sustentabilidade.
Os Estados Unidos lideram em termos de número de produtos Conscientes vendidos e vendas de produtos second hand.
46% dos clientes da Farfetch venderam um item de moda em 2022, em comparação com 22% que começaram a vender em 2021.
A porcentagem de clientes da plataforma que doaram um item de moda usado aumentou de 20% para 39% em um ano.
O post Demanda global por produtos de luxo consciente aumenta, diz pesquisa apareceu primeiro em Forbes Brasil.