As ações europeias caíram nesta sexta-feira (23), ao final de uma semana repleta de decisões de política monetária que reforçaram a visão de que as taxas de juros podem permanecer mais altas por mais tempo, enquanto as ações da Siemens Energy despencaram após a empresa retirar sua perspectiva de lucro anual.
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,34%, a 453,14 pontos, depois de dados mostrarem que o crescimento empresarial da zona do euro estagnou este mês, enquanto a desaceleração da manufatura se aprofundou.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
O índice perdeu 2,9% na semana, registrando seu pior desempenho semanal em mais de três meses, com os investidores digerindo mais aumentos nas taxas de juros pelos principais bancos centrais, incluindo o Banco da Inglaterra, o Banco da Noruega e o Banco Nacional Suíço, e o espectro de inflação elevada por mais tempo.
Investidores também se preocuparam com o impacto dos ciclos de aperto monetário prolongados na recuperação econômica global, com temores de uma recessão no Reino Unido aumentando após a alta de 0,50 ponto percentual pelo Banco da Inglaterra nos juros, acima do esperado.
O índice alemão DAX caiu e ficou na lanterna entre os pares regionais depois que as ações da Siemens Energy recuaram 37,3%.
A empresa, que fornece equipamentos e serviços para o setor de energia, alertou que o impacto dos problemas de qualidade em sua unidade de aerogeradores da Siemens Gamesa será sentido por anos.
O índice de recursos básicos recuou pela sétima sessão consecutiva e registrou quedas semanais de 7,9%. Foi o pior desempenho da semana.
O post Ações europeias registram pior semana em 3 meses e Siemens Energy cai apareceu primeiro em Forbes Brasil.