Crescimento da atividade empresarial dos EUA desacelera em junho

  • Post author:
  • Reading time:3 mins read
REUTERS/Andreas Gebert

Crescimento da atividade empresarial dos EUA desacelera em junho

O crescimento da atividade empresarial dos Estados Unidos caiu para uma mínima de três meses em junho uma vez que a expansão do setor de serviços perdeu força pela primeira vez este ano e a contração no setor industrial se aprofundou, mostraram dados de uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira.

O quadro geral, no entanto, indica que o crescimento econômico dos EUA aumentou um pouco no segundo trimestre, mesmo com as preocupações persistentes de que os aumentos agressivos da taxa de juros pelo Federal Reserve desencadearão uma recessão.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

A S&P Global disse que seu Índice de Gerentes de Compras (PMI) Composto preliminar dos EUA, que acompanha os setores de indústria e serviços, caiu para uma leitura de 53,0 este mês, a menor desde março. Ainda assim, foi o quinto mês consecutivo que o PMI ficou acima de 50, indicando crescimento do setor privado.

Os dados da pesquisa, coletados entre 12 e 22 de junho, evidenciam que a economia dos EUA continuou se expandindo no período de abril a junho, embora dependa cada vez mais do vasto setor de serviços para o crescimento do Produto Interno Bruto.

“A taxa geral de expansão da atividade empresarial nos EUA permaneceu robusta em junho, consistente com o crescimento do PIB a uma taxa de 1,7% para colocar o crescimento do segundo trimestre em torno de 2%”, disse Chris Williamson, economista-chefe de negócios da S&P Global Market Intelligence.

Leia Também: 

Mercado de baixa dos Estados Unidos acabará em 2023?
Quem são as 20 pessoas mais ricas dos EUA

Williamson disse que a decisão do Fed na semana passada de deixar os juros inalterados pela primeira vez desde março de 2022 está reforçando o otimismo entre os fornecedores de serviços, mas qualquer novo aumento pode pesar sobre um setor que se tornou o único motor do crescimento.

O PMI preliminar do setor de serviços caiu para 54,1, de 54,9 em maio. Economistas consultados pela Reuters previam leitura de 54,0.

Já o PMI preliminar de indústria recuou para 46,3 de 48,4 em maio, e foi mais fraco do que a expectativa de economistas de 48,5. Esse índice registrou crescimento apenas uma vez desde outubro passado.

O post Crescimento da atividade empresarial dos EUA desacelera em junho apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário