Um novo estudo publicado no Journal of Consumer Research investiga como a fusão das finanças em uma conta conjunta afeta a qualidade dos relacionamentos para casais noivos ou recém-casados, e o resultado pode ser surpreendente. Segundo a pesquisa, casais que unem suas finanças acabam sentindo um efeito protetor que previne a queda na qualidade do relacionamento ao longo do tempo.
“Fomos motivados pelos conselhos conflitantes que frequentemente são dados a recém-casados”, explica Jenny Olson, da Universidade de Indiana, autora principal do estudo. “Enquanto algumas fontes recomendam a fusão, outras insistem que os parceiros mantenham suas vidas financeiras separadas. Então, o que um casal deve fazer?”
Os pesquisadores realizaram um experimento de dois anos e seis etapas, nas quais os participantes (noivos ou recém-casados) foram divididos em três grupos: fusão das finanças, manter contas separadas ou nenhuma intervenção (grupo de controle).
Veja o que a pesquisa concluiu:
Leia também:
Psicólogo explica por que amor e inteligência andam sempre juntos
5 pontos para considerar antes de voltar com seu ex
2 motivos surpreendentes que levam as pessoas a trair, segundo pesquisa
*Mark Travers é colaborador da Forbes USA. Ele é um psicólogo americano formado pela Cornell University e pela University of Colorado em Boulder.
O post Casais devem unir suas finanças? Pesquisa tem uma resposta apareceu primeiro em Forbes Brasil.