Peruano é o melhor restaurante do mundo, e Brasil sai do top 10; veja lista

  • Post author:
  • Reading time:4 mins read
Divulgação

O melhor restaurante do mundo, Central, fica em Lima, no Peru

Depois de ter alcançado o posto de 7º melhor restaurante do mundo em 2022, A Casa do Porco, dos chefs Janaina e Jefferson Rueda, caiu cinco posições e ficou em 12º lugar neste ano no ranking The World’s 50 Best Restaurants. Quem subiu até o primeiro lugar foi o peruano Central, de Virgilio Martinez e Pía León, que agora lidera a lista depois de ficar em segundo lugar no ano passado. Os espanhóis Disfrutar, em segundo, e Diverxo, em terceiro, completam o pódio. 

O The World’s 50 Best elege os melhores restaurantes do mundo; veja top 10












O título foi dado na cidade espanhola de Valência nesta terça (20), onde os melhores e mais aclamados chefs de cozinha prestigiaram o evento de revelação do ranking dos 50 melhores restaurantes do mundo de 2023. 

Com a queda da A Casa do Porco, o Brasil saiu do top 10 e agora só tem  três restaurantes entre os 100 melhores do mundo. O carioca Lasai ganhou 20 posições para o 58º lugar, enquanto o Oteque, do chef Alberto Landgraf, decaiu do 47º, em 2022, para o 76º neste ano. 

Leia também:

Landgraf abre restaurante em Londres para mostrar “lado moderno do Brasil”
10 restaurantes brasileiros estão no Top 50 da América Latina; veja quais
Quatro chefs do Brasil estão entre os 100 melhores do mundo

Os paulistas D.O.M, Evvai e Maní, que estavam no ano passado nas colocações 53º, 67º e 96º, respectivamente, saíram do ranking. O restaurante de Alex Atala era o único entre os brasileiros que figurava na lista em todos os anos de existência do prêmio, em 21 anos, e ocupou a maior posição do país, quando ficou em 4º lugar em 2012. 

Apesar da queda do Brasil, a América Latina teve destaque no The World’s 50 Best Restaurants 2023. O Central, aberto em 2012, entrou na lista do 50 Best apenas um ano depois da inauguração. O cardápio, que privilegia ingredientes típicos do Peru, faz referências às variadas altitudes do país: cada prato representa uma altura, desde os níveis abaixo do mar até mais de 5.000 metros.

Pía León, uma das chefs do líder Central, também teve vitória com seu outro restaurante em Lima, no Peru, o Kjolle (28º), que avançou 40 lugares e entrou pela primeira vez no top 50. O argentino Don Julio, famoso pelas parrillas, caiu cinco posições, para 19º.

Desde 2002, a lista do The World’s 50 Best Restaurants classifica os 100 melhores restaurantes do mundo segundo o critério de mais de mil profissionais e entusiastas do setor. No ano passado, o número 1 da lista ficou para o restaurante Geranium, em Copenhague.

Além da cerimónia de entrega de prêmios, foi realizado um fórum de liderança de pensamento #50BestTalks; as 50 Best Signature Sessions e encontros gastronómicos entre chefs internacionais e chefs valencianos. Dentre eles, os brasileiros da A Casa do Porco Janaina e Jefferson Rueda, cozinharam juntamente com a jovem Chef Vicky Sevilla do restaurante Arrels.

Para os interessados gourmets, o prêmio conta com a edição dos melhores restaurantes da América Latina, que será celebrada no Rio de Janeiro no dia 28 de novembro.

RECONHECIMENTO AOS CHEFS 

O Icon Award, que premia o conjunto da obra e é um dos mais importantes da noite, foi para o chef ​Andoni Luis Aduriz, do basco Mugaritz – aplaudido de pé pela plateia. 

Na categoria de Melhor Chef Feminina de 2023, quem levou foi a mexicana Elena Reygadas, do Rosetta. Pía Salazar, do equatoriano Nuema, recebeu o reconhecimento de Melhor Chef Confeiteiro do Mundo. 

​Miguel Ángel Millán, do Diverxo, ganhou como Melhor Sommelier do Mundo em 2023. 

O post Peruano é o melhor restaurante do mundo, e Brasil sai do top 10; veja lista apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário