Os tapetes são elementos versáteis que deixam a casa mais bonita e acolhedora, delimitam espaços e até ajudam a deixar o local mais quentinho. Mas, para aproveitar todos esses benefícios, é importante comprar o tapete correto para cada ambiente. Por isso, separamos abaixo algumas dicas das arquitetas Ieda e Carina Korman para acertar na escolha deste item. Confira:
Critérios de escolha
Os modelos de tapetes variam e para escolher aquele que mais combina com o ambiente, Ieda explica que é preciso considerar o cômodo onde ele será colocado e os hábitos de quem vive no local.
Dessa forma, uma casa com pets ou crianças, por exemplo, exige uma peça resistente e fácil de limpar. Por outro lado, uma casa de praia dispensa peças de lã ou mais peludas. “Nesse caso, o melhor é optar por fibras naturais, corda náutica ou algodão”, diz.
Atenção ao tamanho
Para definir o melhor tamanho para um tapete, é necessário levar em conta a mobília do ambiente. De acordo com Carina, em um living room, o ideal é que o tapete seja 15 ou 20 cm maior do que a área que delimita. “Eles devem, ainda, se estender em 20 cm para dentro do sofá”, orienta.
Em salas de jantar, as arquitetas indicam que o tapete tenha ao menos 60 cm a mais do que o lado maior do tampo da mesa. “Assim, é garantido que, ao mover a cadeira, ela não se enroscará na peça”, explicam. Ainda assim, as medidas variam conforme cada caso. “É importante se atentar e respeitar o desenho da peça, valorizando-a”, alerta Ieda.
Como combinar?
Para garantir que o tapete combine com o resto da decoração, as especialistas recomendam deixar para comprá-lo depois. Dessa forma, é possível pensar no padrão de estampas e cores que harmonizem com os objetos e móveis do cômodo.
Outra dica na hora de integrar os tapetes no décor é fazer uma sobreposição com duas peças que combinem entre si. “Quando há o desejo por uma sobreposição de tapetes, o ideal é escolher uma peça mais neutra, para a base, e ousar no tapete que vai por cima”, indica Ieda.
Algumas exceções
Espaços com muita movimentação devem receber peças de gramatura mais baixa, deixando os tapetes mais felpudos e robustos para os locais em que se passa mais tempo sentado ou que pedem por aconchego, como os quartos.
Porém, vale lembrar que pessoas alérgicas podem ficar incomodadas com tapetes mais peludos. Nestes casos, opte por colocar, no máximo, dois tapetes pequenos ao lado da cama, de fibra lavável.
Em relação ao banheiro, as arquitetas recomendam utilizar tapetes pequenos na frente da pia ou do chuveiro, que garante mais conforto para os pés. Já a cozinha não necessita desse tipo de item.