O número de mulheres empreendedoras não para de crescer no Brasil. Segundo uma pesquisa do Sebrae do ano passado, as mulheres já representam mais de 34% dos empreendedores no país, ou seja, 10,3 milhões de pessoas.
Porém, para trabalhar de forma autônoma e alcançar a tão sonhada liberdade financeira, é preciso saber como administrar um negócio de forma eficiente, principalmente no digital. Assim, é possível fazer escolhas financeiras de acordo com seus interesses, sonhos e desejos, sem depender de terceiros.
Por isso, o cofundador e mentor do G4 Educação, edtech com foco em educação executiva, Bruno Nardon, separou algumas dicas para ajudar mulheres empreendedoras a se destacarem no empreendedorismo digital. Veja abaixo:
Planeje-se!
O planejamento é a base de qualquer negócio. Antes de começar, é preciso fazer uma pesquisa aprofundada do mercado-alvo, entender as tendências, identificar necessidades desse público e definir metas de curto, médio e longo prazo.
Crie um produto ou serviço de qualidade
A qualidade é um fator determinante para o sucesso do negócio. É preciso oferecer um produto ou serviço que resolva um problema ou satisfaça um desejo do público. Investir em qualidade é importante para fidelizar clientes.
Invista em marketing digital
O marketing digital é fundamental para divulgar o negócio online e atrair mais clientes. É necessário investir em estratégias de SEO que otimizem blogs ou sites em mecanismos de busca. Outras formas de fazer marketing digital são publicidade online, redes sociais e e-mail marketing.
Utilize as ferramentas certas
Crie um site, blog ou e-commerce para vender seu produto ou serviço online. Invista também em um sistema de pagamento seguro e confiável para receber dos seus clientes.
Outras ferramentas úteis são chatbots, que interagem com os clientes por mensagens, ferramentas de análise, que permitem medir os resultados das suas estratégias de marketing, e ferramentas de automação, que facilitam algumas tarefas repetitivas.
Invista na imagem do negócio
A forma como ele é percebido pelo público é muito importante, por isso é preciso criar uma marca forte e consistente. Elementos como nome, logo, slogan, cores, fontes e estilo visual devem transmitir a personalidade, valores e os benefícios do negócio.
Conheça o público-alvo
Isso é fundamental para oferecer um produto ou serviço adequado às necessidades e expectativas. Por esse motivo, estude o perfil dos potenciais clientes como idade, gênero, localização, renda, escolaridade, hábitos, interesses e preferências.
Invista em educação
Estar sempre atualizada é importante para se destacar no meio digital. Dessa forma, invista em cursos online ou presenciais sobre empreendedorismo digital e assuntos relacionados ao seu nicho de mercado. Assista a palestras e webinars de especialistas na área e leia livros e artigos sobre o tema.