Algumas das queixas mais comuns nas clínicas dentárias são o aparecimento de manchas nos dentes. O problema chama bastante atenção, como foi o caso do ator Johnny Depp, que apareceu no Festival de Cannes deste ano com os dentes escurecidos.
Existem alguns hábitos que podem contribuir para o aparecimento e até mesmo a persistência de manchas nos dentes com uma aparência amarelada ou escura. Elas podem afetar a autoestima, a confiança, dificultar o convívio profissional e provocar problemas de saúde bucal.
De acordo com o especialista da Oral Sin, Dr. Eduardo Azarias, as manchas nos dentes podem ter várias causas, entre elas, a falta de higiene bucal e o hábito de fumar. O consumo de alimentos com muito corante ou pigmento, como café, vinho tinto, refrigerantes e chocolate, também podem alterar a cor do esmalte do dente.
Prevenção e tratamento
Para evitar o aparecimento de manchas é importante adotar alguns cuidados preventivos. Os principais são consultar o dentista semestralmente e realizar a higienização correta dos dentes para mantê-los saudáveis. “Higienizar corretamente a boca, utilizando escova, pasta e fio dental são hábitos que vão ajudar na prevenção das manchas”, orienta Azarias.
Em relação ao tratamento, ele conta que, dependendo do caso, o profissional pode recomendar uma limpeza ou um clareamento dentário com o intuito de clarear a tonalidade dos dentes, mas sem impactar a estética do sorriso.
Outra possibilidade é realizar uma restauração nos dentes com a aplicação de facetas. No entanto, o procedimento exige uma analise cuidadosa do dentista especializado. Da mesma forma, é preciso cautela ao utilizar receitas caseiras para clarear as manchas, pois elas podem desgastar ainda mais o esmalte dos dentes.
“Cuidados caseiros e receitas milagrosas sem a supervisão do dentista podem causar sensibilidade excessiva e desgaste dos dentes, piorando o quadro das manchas”, alerta o cirurgião dentista.