O Palco Brasil, do Joao Rock 2023, foi o lugar onde alguns dos nomes mais importantes da MPB fez o público se emocionar. Localizado na área central do Parque Permanente de Exposições, o local foi a opção mais certeira para quem queria ver de perto grandes lendas da música nacional. Com isso, nomes como Zé Ramalho, Os Mutantes, Alceu Valença e Gilberto Gil confirmam que a nostalgia, a paixão e emoção continuam em alta.
Palco Brasil no João Rock trouxe emoção e brasilidade
Os Mutantes
O início ficou por conta do lendário “Os Mutantes”, que se apresentou junto a um público engajado e bastante nostálgico, principalmente com a presença de Sergio Dias, um dos remanescentes da formação original do grupo, que estourou no país ao lado de Rita Lee e Arnaldo Baptista. Canções que marcaram a história da banda, como “Ando Meio Desligado” e “Balada de Louco” embalou o coro que cantava a plenos pulmões. Moara Cavalcante, 29 anos, de Uberlândia (MG), conta que ela virou fã do Mutantes aos 18 anos. “Conheci Os Mutantes através de outros artistas e quando vi, me apaixonei. Eles possuem grande expressão na música popular brasileira”, comenta. Ela viajou de Minas Gerais a Ribeirão Preto especialmente para acompanhar a apresentação do grupo.
Os Mutantes abriram o Palco Brasil – Foto: Denilson Santos e Francisco Cepeda / Divulgação
Zé Ramalho
O cantor paraibano, Zé Ramalho, subiu em seguida no Palco Brasil para uma plateia ansiosa. Vários sucessos, como, Avôhai”, Chão de Giz”, “Admirável Gado Novo”, fizeram parte do repertório, em meio ao grito massivo dos fãs de “ Zé, eu te amo”. O artista ainda fez uma homenagem a Raul Seixas, com “Gitâ” e “Medo da Chuva”, para lembrar que, como todo e bom show, não tem como fugir do já tradicional “toca Raul!”.
Alceu Valença agita o João Rock
O pernambucano Alceu Valença, um dos mais aguardados da noite, fez o João Rock virar a Festa de São João. Ele conta que se dá o direito de fazer vários tipos de show em um só: “É uma mistura de forró, baião, tudo junto e misturado“, pontua. Dono de músicas que passam de geração a geração, Alceu acredita que as coisas foram acontecendo em sua carreira e que não há um segredo por trás dos sucessos delas. No João Rock, Alceu embalou clássicos como, “Girassol”, “Anunciação” e “La Belle de Jour” – esta última, que segundo o cantor, bateu cerca de 200 milhões de views no Youtube. Quando questionado sobre o porquê do sucesso desta canção em específico, o pernambucano disse que só “Deus pode explicar, caiu no gosto do público”, conclui.
Alceu Valença no João Rock 2023 – Foto: Denilson Santos e Francisco Cepeda / Divulgação
Gilberto Gil
Para fechar com chave de ouro o Palco Brasil, do Joao Rock 2023, o cantor e compositor baiano, Gilberto Gil, levou a plateia ao delírio. O artista, de 80 anos, se apresentou no fim do festival, por volta de 23h30, e surpreendeu o público com sua disposição e muita energia. Sem deixar ninguém parado nem um minuto sequer, Gil entoou sucessos, como, “Aquele Abraço”, “Andar com Fé, “Estrela” e “A Novidade”. Levou o forró para o Palco Brasil, com ““Morena Tropicana” e “Esperando na Janela” – deixando a plateia em êxtase com tanta animação. Os olhares das pessoas viam um Gil empolgado, que comentou algumas vezes sobre a importância de estar em um festival 100% brasileiro como o João Rock. Joana Maria Cavalcante, de 35 anos, afirmou que era o melhor show da noite. “Não tem como não se envolver com Gilberto Gil cantando. É uma inspiração! ”, finaliza.