Goiás vai ganhar novo centro de pesquisas para nutrição e saúde animal

  • Post author:
  • Reading time:3 mins read
UFG/Divulgação

Centro nasce para pesquisa de pecuária de corte e de leite

O estado de Goiás vai ganhar um novo Centro de Pesquisas em Saúde e Nutrição Animal em Pirenópolis, município histórico. O anúncio foi feito pela Champion, indústria veterinária dedicada a bovinos de corte e de leite, e a UFG (Universidade Federal de Goiás), que firmaram parceria para a instalação do centro em uma fazenda que pertence à empresa.

“A iniciativa privada e a ciência unem-se mais uma vez para cumprir o importante papel de realizar pesquisas e buscar o desenvolvimento de soluções nutricionais e sanitárias que ajudam a impulsionar a pecuária brasileira com produtividade e sustentabilidade”, diz Flavio Rocha, presidente do conselho de administração da Champion. A empresa de capital nacional, com sede Anápolis (GO), foi fundada em 1959, possui duas fábricas e com operação própria nos Estados Unidos e exportação de matérias-primas para diversos países.

Leia mais: 

Pecuária 4.0: como ela vem mudando a produção de carne e leite
7 confinamentos que são exemplos de pecuária sustentável
Por que a pecuária gasta R$ 15 bilhões por ano contra os carrapatos

O centro criado com a parceria será coordenado pelo médico veterinário Juliano José Resende Fernandes, doutor em ciência animal e pastagens pela USP (Universidade de São Paulo). Fernandes é especialista em nutrição de ruminantes e atualmente é professor associado da UFG.

“A UFG tem histórico riquíssimo de pesquisas em nutrição e saúde para a pecuária. A universidade é o parceiro perfeito para o centro de pesquisa. Seu time é composto por quatro especialistas, além de equipe de estagiários e apoio”, afirma o médico-veterinário Humberto Moura, gerente de marketing da Champion.

A fazenda, que já é utilizada para pesquisas da Champion, e que será destinada à parceria possui cerca de 900 hectares para o desenvolvimento de pesquisas, sendo grande parte já em novos sistemas de criação sustentável, como TIP (Terminação Intensiva a Pasto), ILP (Integração Lavoura Pecuária) e sistema integrado de criação em floresta cultivada. Também conta com laboratórios de forragicultura, parasitologia e gestão.

O post Goiás vai ganhar novo centro de pesquisas para nutrição e saúde animal apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário