O que bebês podem nos ensinar sobre bons relacionamentos no trabalho

  • Post author:
  • Reading time:2 mins read
Olga Shumytskaya/Getty Images

A maioria das interações entre pais e bebês não é de conexão contínua – assim como relacionamentos no trabalho. Mas eles se esforçam para fazer reconexões

A maioria de nós acredita que ter um relacionamento bem-sucedido com nosso chefe, colegas ou subordinados significa que nos entendemos bem e nos sentimos alinhados e sincronizados. Segundo especialistas, os líderes precisam ter otimismo, empatia, inspiração e cuidado em boas relações de trabalho – e teriam boa parte da responsabilidade sobre a qualidade dessas relações. Mas essa suposição pode colocar muito do fardo de construir relacionamentos apenas nas lideranças.

Aqui temos um ponto de vista diferente. Estudos de desenvolvimento infantil mostram que mesmo bebês de dois a seis meses de idade que ainda não desenvolveram habilidades de linguagem têm um senso de controle e a capacidade de se reconectar com seus cuidadores – mesmo depois de uma certa “desconexão”. Essa prova do potencial dos bebês nos mostra que podemos nos reconectar com outros adultos, de acordo com Claudia M. Gold, pediatra especializada em saúde mental, mesmo depois de uma situação difícil.

Leia também

Empreendedoras lucram com fórmula infantil driblando gigantes da indústria
Tata Estaniecki fez da influência um negócio que hoje fatura R$ 9,5 milhões

Em uma conversa recente, Gold explicou que a maioria das interações entre pais e bebês não é sintonizada. O exemplo mais comum é de quando um bebê está tentando se envolver e os pais se afastam. Se a maioria dessas interações der certo, ou seja, o bebê atrai novamente a atenção dos pais, o desenvolvimento saudável da relação continua. Essas incompatibilidades e retomadas ocorrem várias vezes ao dia e são realmente necessárias para que os bebês exerçam sua capacidade de se relacionar. E esse paradigma continua a se aplicar a nós ao longo da vida. Então, que lições podemos aprender com os bebês para melhorar nossos relacionamentos e senso de conexão no trabalho?





 

* Liz Kislik é colaboradora da Forbes USA. Ela é consultora de gestão e especialista em desenvolvimento de lideranças corporativas.

(Traduzido por Gabriela Guido)

O post O que bebês podem nos ensinar sobre bons relacionamentos no trabalho apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário