O Ministério da Fazenda elevou sua projeção para o IPCA em 2024 para 3,63%, de 3,52% estimados em março, mostrou boletim da Secretaria de Política Econômica divulgado nesta terça-feira (23).
A nova estimativa, que vem em meio a pressões do governo para que o Banco Central reduza a taxa de juros, segue abaixo da projeção mediana do mercado, que aponta para uma inflação de 4,13% no ano que vem, segundo o relatório Focus mais recente. A meta para o ano é de 3%, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual.
Leia também
Números da economia estão mais próximos do lado “otimista”, diz Haddad
Ibovespa abre em queda de 0,26% com impasse sobre a dívida dos EUA
A projeção para o crescimento do PIB no ano que vem foi mantida em 2,3%, bem acima do 1,3% estimado pelos economistas do setor privado.
Na segunda-feira (22), a Fazenda já havia reportado suas novas projeções para os dois indicadores em 2023, com a expectativa de que o PIB cresça 1,9% e o IPCA feche o ano em 5,58%.
No boletim, a pasta destacou que, para a média dos cinco principais núcleos de inflação, a expectativa é de variação entre 5,20% e 5,30%, “sinalizando convergência da inflação subjacente ao intervalo da meta”.
O post Fazenda eleva projeção para inflação em 2024 a 3,63% apareceu primeiro em Forbes Brasil.