“Quiet luxury” (ou luxo discreto, em português) tem sido destaque em várias revistas de moda desde de 2022. O termo quer dizer a elegância minimalista das melhores peças essenciais e básicas do guarda-roupa, feitas com os materiais mais suntuosos, sem o exagero da logomania ou os símbolos de status ostensivos.
Ao invés disso, fala suavemente de tecidos luxuosos, ricos e atemporais, e de uma abordagem discreta para se vestir que se tornou o estilo “chique sem esforço” dos consumidores bem informados, bem vestidos e sofisticados. Marcas como Loro Piana e Brunello Cucinelli para o cashmere, peças de guarda-roupa da The Row e artigos de couro da Bottega Veneta, entre outras, compõem essa categoria de minimalismo exclusivo em roupas e acessórios.
Essas peças revelam a riqueza de uma atitude mais contida, qualidade atemporal e habilidade artesanal, e, quando combinadas com joias finas com atributos semelhantes, oferecem uma abordagem discreta, porém sofisticada.
Leia também:
De Prada a H.Stern, como se perpetua o poder das marcas de luxo familiares
Os destaques do Met Gala, por Donata Meirelles
Qual é o luxo do futuro? CEO da Fendi responde
Aqui, destacamos algumas peças de designers independentes e estilos antigos/vintage que emanam a tendência do luxo discreto – uma tendência que sempre esteve presente de forma comedida e que tem muito espaço para evoluir.
Joias, novas e antigas, são cravejadas com diamantes antigos: os tipos de corte rosa, mina, europeus e retrato. A personalidade desses estilos está relacionada a uma atitude mais sutil ao usar diamantes que brilham com a arte de serem cortados e facetados à mão e, quando reciclados e incorporados a peças contemporâneas, são menos chamativos do que os cortes brilhantes.
A eficaz combinação de detalhes antigos e modernos em uma peça atual também dá uma natureza poética, que está mais relacionada a usar joias que permitem que você brilhe sem ser ofuscada.
Essas joias são do tipo que podem fazer parte da sua rotina diária, assim como as roupas que você adora usar – confortáveis, despretensiosas e elegantes – e usadas com despreocupação enquanto realiza as tarefas do cotidiano.
Veja a seguir exemplos de joias que se encaixam no “quiet luxury”:
O post A tendência do “quiet luxury” também está chegando às joias apareceu primeiro em Forbes Brasil.