Não adianta muito usar maquiagens que passaram da validade, já que grande parte delas vão perdendo seu efeito com o tempo. O rímel, por exemplo, pode acabar secando, enquanto o batom começa a esfarelar. No entanto, esse não é o único perigo dos produtos cosméticos vencidos, viu?
Na verdade, a maquiagem vencida pode também desencadear certos problemas de saúde. Isso porque, com o passar do tempo, os conservantes dos cosméticos também perdem o efeito. Com isso, a maquiagem pode se tornar o lugar ideal para o desenvolvimento de fungos e bactérias, que causam irritações e alergias.
O principal risco é para a região dos olhos, não sendo raro surgirem problemas como conjuntivite, coceiras, alergias e infecções na mucosa. Porém, a pele também pode ser prejudicada, com poros entupidos, acne, foliculite e descamação, segundo Lucas Miranda, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Validades das maquiagens
Você sabe quanto tempo cada tipo de make dura?A SBD tem a seguinte tabela com padrões de validade das diferentes maquiagens:
Bases aquosas: 12 mesesBases oleosas: 18 mesesBatom: 48 mesesCorretivos: 18 mesesDelineador: de 6 a 12 mesesGloss: de 6 a 12 mesesMáscara de cílios (rímel): 6 mesesPó (compacto e solto), blush e iluminador: de 18 a 24 meses;Sombra compacta: 36 meses
Porém, lembre-se sempre de observar também a data de validade na embalagem dos produtos.
O que fazer se aparecerem irritações?
Usar maquiagem vencida não é, necessariamente, sinônimo de irritações ou qualquer outro problema. Porém, é bom prestar atenção para ver se será necessário tomar providências.
“Caso ocorra qualquer tipo de reação indesejada, como vermelhidão, ardor, coceira ou outros sinais incomuns na pele ou olhos é importante retirar o produto imediatamente da pele e higienizar corretamente a região”, orienta o Lucas. Aliás, essa dica vale até mesmo para maquiagens dentro da validade.
O profissional explica ainda que não é recomendável passar nenhum tipo de pomada ou produto dermatológico ao perceber algo de errado. “O protocolo é: lave bem o rosto; aplique compressas de soro gelado para aliviar o ardor e, caso os sintomas persistam, busque auxílio médico o quanto antes”, ressalta.
Fonte: Saúde em Dia