O rock nacional perdeu uma das suas figuras mais simbólicas. Morreu na noite desta segunda-feira (08) Rita Lee, aos 75 anos, em São Paulo. A cantora lutava contra um câncer de pulmão desde 2021. A notícia sobre a morte foi confirmada nesta terça-feira (09).
Ao longo dos seus quase 60 anos de carreira, Rita Lee compôs e deu voz a canções que transcenderam gerações e se tornaram referência para inúmeros outros artistas. Para entender a participação da artista na história da música brasileira, relembre alguns dos seus principais sucessos:
“Lança Perfume” (1980)
Uma das faixas mais dançantes de Rita Lee, “Lança Perfume”, lançado no disco autointitulado, de 1980, possibilitou que seu trabalho fosse conhecido por um público muito maior, chegando a ser divulgado até fora do Brasil.
“Ovelha Negra” (1975)
Presente no álbum “Fruto Proibido”, de 1975, feito em parceria com a banda Tutti Frutti, a canção é um desabafo de Rita Lee sobre sua demissão do grupo Os Mutantes, em 1972.
“Agora Só Falta Você” (1975)
Outro sucesso do disco “Fruto Proibido”, clássico do rock nacional, a faixa é uma parceria da artista com Luis Sérgio Carlini e ganhou regravações de artistas como Maria Rita e Pitty.
“Ando Meio Desligado” (1970)
A canção integrou o terceiro disco de Os Mutantes, intitulado “A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado”, que tentava se distanciar do tropicalismo, movimento artístico que ajudou a difundir no Brasil.
“Mania de Você” (1980)
Rita Lee foi pioneira em falar de sexo do ponto de vista feminino, como na faixa “Mania de Você”, feita em parceria com o seu marido, Roberto de Carvalho, para o disco autointulado da artista.
“Banho de Espuma” (1981)
Originalmente intitulada “Afrodite”, a faixa, que integra o disco “Saúde”, de 1981, foi censurada durante a ditadura militar e, por isso, Rita Lee precisou fazer algumas alterações na letra, para então ser lançada.