Quando e onde ver Vênus antes que seja tarde demais

  • Post author:
  • Reading time:4 mins read

Para ver Vênus em seu brilho mais deslumbrante neste mês, tudo o que você precisa fazer é olhar para o noroeste após o pôr do sol. Exatamente a que altura está acima do horizonte e, portanto, a que horas da noite é visível, depende da localização exata do planeta.

Até agora, 2023 foi o ano de Vênus. Desde janeiro, o planeta mais próximo da Terra está subindo no céu noturno pós-pôr do sol, tornando-se cada vez mais brilhante e majestoso. Agora é o terceiro objeto mais brilhante no céu – depois do Sol e da Lua.

No entanto, seu desempenho deslumbrante como a brilhante “Estrela Vespertina” começa a desvendar este mês. Depois de atingir sua maior altitude no céu noturno em 28 de abril, durante o mês de maio, Vênus gradualmente afundará de volta ao brilho do Sol. Se você estiver nas latitudes do norte do hemisfério norte, assim como o planeta brilhante gradualmente começando a afundar, você também terá que tolerar um céu mais claro à medida que o pôr do sol se aproxima mais tarde da noite.

Aqui está o que você precisa saber para ver Vênus no seu melhor antes que seja tarde demais:

Para ver Vênus em seu brilho mais deslumbrante neste mês, tudo o que você precisa fazer é olhar para o noroeste após o pôr do sol. Exatamente a que altura está acima do horizonte e, portanto, a que horas da noite é visível, depende da localização exata do planeta.

No entanto, atualmente, todos na Terra podem ver Vênus depois que o Sol se põe, e da maioria dos locais é visível por pelo menos algumas horas. Quanto mais alto estiver no céu, mais fácil será ver, então saia cerca de 45 minutos após o pôr do sol, assim que um crepúsculo azul profundo tomar conta. É então que uma Vênus brilhante mais o impressionará.

O melhor de olhar para Vênus é que você não precisa de nenhum equipamento de obstáculo. Na verdade, em binóculos, parece um pouco mais que uma estrela branca brilhante, e apenas em telescópios você pode ver as mudanças de fase de Vênus. Atualmente, está um pouco mais do que meio iluminado e chegará ao meio iluminado – chamado de dicotomia pelos astrônomos – em 4 de junho de 2023.

Quanto mais cedo você procurar por Vênus em maio, mais alto ele estará, mas há algumas ocasiões durante o mês em que o local estará mais pitoresco. Em 22 de maio, uma lua crescente delgada ficará logo abaixo de Vênus. Será uma bela vista. Na noite seguinte, uma Lua crescente ligeiramente mais gorda ficará logo acima de Vênus. Igualmente lindo! Esteja do lado de fora com uma visão clara do céu do noroeste após o pôr do sol, e você poderá obter uma boa visão a olho nu e até mesmo uma imagem meio decente com um smartphone.

A melhor época para olhar para Vênus em 2023

Embora esteja no ponto mais alto acima do horizonte ocidental em maio de 2023, Vênus ficará um pouco mais brilhante em junho. Ele atingirá seu brilho absoluto – cerca de -4,7 de magnitude – durante o início de julho, quando mal é um crescente, embora a essa altura se ponha apenas meia hora ou menos após o pôr do sol.

Vênus então afundará rapidamente no brilho do Sol, cruzando o lado próximo do Sol – algo chamado de conjunção inferior pelos observadores de estrelas – em 13 de agosto de 2023. Isso é algo que Vênus parece fazer a cada 19 meses. Em seguida, ressurgirá como a “Estrela da Manhã” antes do amanhecer em outubro.

Entendendo a órbita de Vênus

A observação de planetas tem tudo a ver com perspectiva. De onde estamos em nossa órbita do Sol, o planeta mais próximo de nós, Vênus, parece ir e voltar do brilho do Sol para a fase pós-pôr-do-sol (chamada de fase “Estrela Vespertina”) ou pré-nascer do sol (chamada de “ Estrela da Manhã” fase) céu noturno. Afinal, é um planeta interno à Terra, então nunca pode ser visto se movendo por todo o céu noturno, como fazem os planetas externos. Na verdade, da Terra, Vênus parece ter um ciclo de oito anos em que orbita o Sol 13 vezes.

O post Quando e onde ver Vênus antes que seja tarde demais apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário