Saber iniciar, manter e encerrar um assunto é uma habilidade importante em nosso dia a dia, pois ajuda a construir bons relacionamentos pessoais e profissionais. Ainda assim, muitas pessoas sentem dificuldade para quebrar o gelo e desenvolver conversas interessantes.
A fonoaudióloga, mentora e especialista em Comunicação e Oratória, Fernanda de Morais, explica que uma boa conversa não exige grandes discursos. O mais importante é ouvir o outro com atenção. Desse jeito, mesmo sendo tímido é possível saber conversar e deixar uma boa impressão na outra pessoa se interessando genuinamente por ela.
“Antes de escolher o assunto seja observador, pois não adianta trazer um assunto que seja irrelevante ao ouvinte. Dessa forma, observe o que a outra pessoa gosta de falar ou fazer e explore isso por meio de perguntas abertas (como, por que, quando, de que forma). Assim, você dará a chance da outra pessoa discorrer sobre esse assunto”, destaca a especialista.
Como estabelecer uma conversa?
Para algumas pessoas, construir uma boa conversa pode ser desafiador, porém seguindo alguns passos, você consegue estabelecer uma ótima conexão. Para isso, encontre algo em comum com a outra pessoa.
Pode ser a profissão, os filhos ou interesses, por exemplo. Depois, demonstre interesse pelo outro por meio do olhar, com acenos de cabeça e através de perguntas pertinentes para entender com mais detalhes o assunto. Compartilhe exemplos pessoais e lembre-se de ser natural e espontâneo.
A seguir, a fonoaudióloga compartilhou 10 dicas para desenvolver conversas interessantes com outras pessoas:
Saiba escutar e evite interromper;Faça perguntas abertas;Evite distrações;Use uma linguagem corporal positiva: sorria e mantenha uma postura aberta;Fale com clareza;Varie a sua voz de acordo com o assunto;Evite julgamentos precipitados sobre a outra pessoa;Compartilhe experiências pessoais;Respeite a opinião da pessoa, mesmo que seja diferente da sua,Encerre a conversa de forma amigável agradecendo pela conversa.