O Governo Federal paga a partir desta segunda-feira (17) o abono salarial PIS/Pasep referente ao ano-base 2021. O pagamento será feito aos trabalhadores nascidos em maio e junho e servidores públicos com número do Pasep terminado em 2 ou 3.
O benefício também será pago a trabalhadores do terceiro lote extra. São pessoas nascidas em janeiro, fevereiro, março ou abril que têm direito ao abono, mas não receberam o dinheiro na data correta devido a algum erro ou divergência nos dados.
De acordo com o calendário, o dinheiro estará disponível até 28 de dezembro. Após essa data, os recursos retornam para o governo. Estima-se que cerca de 22,9 milhões de trabalhadores recebam o valor em 2023.
Quem tem direito?
Para ter direito a receber o abono PIS/Pasep, no entanto, é preciso atender alguns requisitos. Veja abaixo quais são eles:
Estar cadastrado no programa PIS/Pasep ou no CNIS (data do primeiro emprego) há pelo menos cinco anos;
Ter trabalhado para empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep);
Ter recebido até 2 salários mínimos médios de remuneração mensal no período trabalhado;
Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base da apuração (2021);
Ter os dados informados pelo empregador (pessoa jurídica ou governo) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no eSocial do ano-base considerado para apuração (2021).
Como consultar?
Os valores e datas sobre o pagamento do abono salarial estão disponíveis no aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Saiba como realizar a consulta:
Verifique se o aplicativo está atualizado;Acesse o sistema com seu número de CPF e a senha utilizada no portal gov.br;Após fazer o login, vá na aba “Benefícios” e, em seguida, em “Abono Salarial”.
Além disso, também é possível consultar o abono PIS/Pasep nos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem. Para mais informações, basta ligar no número 158 ou acessar o portal gov.br.
Como sacar o abono salarial?
O pagamento do PIS na Caixa Econômica Federal será feito prioritariamente em conta corrente ou poupança. Os demais receberão por meio do app Caixa Tem, que permite pagar contas, fazer transferências e comprar com o cartão de débito virtual. O trabalhador ainda pode sacar o abono salarial em caixas eletrônicos e lotéricas com o Cartão Social.