As ações europeias atingiram seu nível mais alto em mais de um ano nesta sexta-feira (14) e encerraram sua quarta semana consecutiva no território positivo, impulsionadas por balanços positivos de grandes bancos dos Estados Unidos e esperanças de um fim do ciclo de alta de juros do Federal Reserve.
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,58%, a 466,91 pontos nesta sexta-feira, após atingir o nível mais alto desde fevereiro de 2022 mais cedo. O índice avançou 1,7% na semana, sua mais longa sequência de ganhos semanais até agora em 2023.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
O índice de blue-chips STOXX 50 também avançou 0,6%, atingindo o pico em 22 anos.
As ações europeias ganharam força em abril com o índice francês CAC 40 atingindo recordes várias vezes seguidas, após evidências de arrefecimento da inflação nos EUA, bem como uma perspectiva de melhora para a economia da zona do euro.
Nesta sexta-feira (14), os bancos europeus foram os que mais subiram no STOXX 600, com um salto de 3,0% para uma máxima de um mês após balanços positivos do primeiro trimestre de grandes bancos nos Estados Unidos, que eram aguardados com ansiedade após a recente turbulência no setor bancário.
Ações imobiliárias sensíveis aos juros ganharam 1,8%.
As autoridades do Banco Central Europeu têm apoiado mais aumentos nas taxas de juros, com a presidente do BCE, Christine Lagarde, dizendo que as pressões de preços subjacentes, impulsionadas pelo rápido crescimento nominal dos salários, provavelmente permanecerão altas por algum tempo.
O post Ações de bancos impulsionam índice STOXX 600 a pico em mais de um ano apareceu primeiro em Forbes Brasil.