Talvez o vazamento mais conhecido sobre a linha do iPhone 15 tenha sido a atualização surpreendente para os novos botões de ação e volume de estado sólido. Bem, não mais.
LEIA MAIS: Veja tudo o que já falaram sobre o iPhone 15 até agora
De acordo com uma nova postagem no blog do analista Ming-Chi Kuo, a Apple foi forçada a descartar o recurso devido a “problemas técnicos não resolvidos”. Kuo não detalha quais foram esses problemas, mas revela que um design muito mais familiar do iPhone 15 Pro será o resultado final: “Minha pesquisa mais recente indica que, devido a problemas técnicos não resolvidos antes da produção em massa, ambos os modelos de iPhone 15 Pro de última geração (Pro e Pro Max) abandonarão o design de botão de estado sólido observado de perto e reverterão para o design de botão físico tradicional.”
Kuo afirma que o iPhone 15 Pro está atualmente no estágio de desenvolvimento EVT (Engineering Validation Test), então ainda há tempo para modificar o design e “deve ter um impacto limitado no cronograma de produção em massa e nas remessas dos modelos Pro”.
LEIA MAIS: iPhone 15: conheça detalhes inéditos do novo design da Apple
A recepção a esta notícia provavelmente será dividida. Pessoalmente, fiquei empolgado em ver como a Apple implementaria os botões de estado sólido e como eles seriam personalizáveis no software. Mais notavelmente, o botão Ação, que substituiria o botão mudo e foi inspirado no botão Ação do Apple Watch Ultra. A transição também provavelmente teria benefícios de durabilidade e resistência à água.
Por outro lado, muitas perguntas permaneceram. Os céticos se perguntavam como os botões funcionariam com caixas, quão naturais seriam os botões de volume e se o perfil de descarga os tornaria mais difíceis de operar com memória muscular. Relatórios de um novo chip dedicado apenas para operar os botões (mesmo quando o telefone estava sem bateria) também sugeriram que a Apple pode ter projetado uma solução para um problema que ninguém tinha.
LEIA MAIS: Brasil tem segundo iPhone mais caro do mundo e isso não deve mudar
Ainda não se sabe se os botões de estado sólido retornarão para a linha do iPhone 16 em 2024. De qualquer forma, ainda há muito o que entusiasmar os compradores do iPhone 15 Pro, incluindo um design recorde, chip A17 de última geração e lente de zoom periscópio (óptica) para o iPhone 15 Pro Max.
Quanto àqueles que esperam que o retorno aos botões físicos faça a Apple pensar duas vezes sobre os aumentos de preços amplamente divulgados, sugiro que isso seja altamente otimista.
*Gordon Kelly é escritor e fala sobre as maiores empresas de tecnologia
(traduzido por Andressa Barbosa)
O post Apple descarta recurso de botões sólidos do iPhone 15 apareceu primeiro em Forbes Brasil.