A hipertensão arterial (ou pressão alta, ou seja, aquela igual ou maior do que 140 por 90 mmHg) é uma doença que ataca os vasos sanguíneos e pode comprometer o funcionamento de vários órgãos, como coração, cérebro e rins. Assim, é muito importante levar essa doença a sério, já que ela afeta várias partes do corpo e pode, inclusive, ser fatal se não for diagnosticada e tratada corretamente.
Porém, o problema é que a pressão alta não costuma apresentar sintomas muito perceptíveis e, por isso, é muito comum que haja uma demora nesse processo. “Chamamos a doença de ‘inimigo silencioso’ porque ela provoca danos no organismo sem dar sinais”, revela o Dr. Celso Amodeo, cardiologista do sono e especialista em hipertensão arterial do Hcor.
Então, o melhor mesmo é fazer o possível para prevenir o problema, não é mesmo?
Prevenindo a pressão alta
Conversamos com o Dr. Amodeo e separamos 9 dicas para evitar o desenvolvimento da hipertensão. Veja a seguir:
1. Manter uma alimentação saudável e equilibrada
2. Evitar um exagero de sal
3. Treinar frequentemente
4. Não fumar
5. Diminuir a ingestão de bebidas alcoólicas
6. Dormir bem
7. Usar anti-inflamatórios não hormonais apenas com prescrição médica
8. Evitar pílulas anticoncepcionais
9. Fugir de sprays nasais com vasoconstritores
Não deixe de ir ao médico!
Mesmo seguindo completamente essas dicas, ainda é possível que o seu organismo desenvolva uma hipertensão arterial, apesar de essa chance diminuir bastante. Assim, seguir essas orientações não é sinônimo de deixar de lado as idas ao médico e a realização de exames – muito pelo contrário, viu?
Afinal, vale relembrar: quanto mais cedo você descobrir a pressão alta, mais chances há de o diagnóstico ser feito enquanto a doença ainda está mais leve, o tratamento ser bem-sucedido e o problema não se tornar mais grave.
Fonte: Saúde em Dia