Apesar de cães e gatos ainda dominarem o cenário pet, há também muitas pessoas que optam por ter as aves domésticas como companhia. Segundo os últimos dados do Instituto Pet Brasil (IPB), as aves estão inclusive ao lado dos gatos no ranking nacional de animais de estimação, com cerca de 27,1 milhões desses animais dentro das casas das pessoas.
No entanto, criar uma ave doméstica requer grandes cuidados, como os com a gaiola, a higiene, a água, entre outros. E há outro aspecto que merece ainda mais atenção do que os outros: a comida da ave.
Conforme explica a CEO da loja Expansão Pet, Fernanda Brasil, a má alimentação pode resultar em prejuízos na saúde e formação do animal. Por isso, confira agora maneiras de alcançar essa alimentação saudável e balanceada para esses animais.
Dicas para alimentar bem as aves domésticas
Assim como seres humanos, as aves também gostam de comer algo diferente de vez em quando. Então oferecer certas frutas (como maçã sem semente e banana), verduras (como rúcula e agrião) e legumes (como milho e cenoura) para elas não tem problema nenhum. Basta sempre pesquisar bem antes para saber se o alimento que você pretende dar para o bichinho pode ser ingerido.
Porém, é necessário que a alimentação diária das aves domésticas tenha a sua base em uma boa ração. Afinal, ela vai garantir que o animal tenha todos os nutrientes necessários para o seu organismo funcionar. “Fornecer às suas aves rações de qualidade irá garantir para ela uma vida com mais saúde e disposição. Por isso, a qualidade da ração é essencial para o seu animal”, explica Fernanda.
Além disso, é preciso escolher a ração correta. Nesse sentido, a dica é clara: faça uma boa pesquisa com especialistas para saber qual a opção para a espécie da sua ave, lembrando sempre de pedir por sugestões de rações que também cuidem da saúde do animal. Alguns exemplos dessa alimentação podem ser encontrados em rações importadas, como as da Bélgica, EUA e Canadá, que são referências na produção de rações seguras e saudáveis para aves, segundo a especialista.
Essa dica não apenas vai ajudar sua ave a se alimentar melhor, como também vai te auxiliar nas suas economias. Isso porque, Fernanda comenta que, com rações que já dão aquele “up” na saúde das aves, serão necessárias menos compras de vitaminas e remédios no futuro.
Tipos de rações
Por fim, vale lembrar que existem rações de diferentes tipos e formatos, como as extrusadas e farinhadas, por exemplo. As extrusadas são formuladas de acordo com a necessidade de cada espécie de ave e são ótimas opções, enquanto as farinhadas podem ser boas, com a indicação de um veterinário, em momentos em que o animal necessite de um reforço nutricional.
Portanto, sempre converse antes com um veterinário de confiança para entender o melhor caminho a tomar nos cuidados com as suas aves domésticas.