É muito comum ver casais compartilhando momentos especiais da vida a dois nas redes sociais. No entanto, um estudo publicado pela revista científica Personality and Social Psychology Bulletin mostrou que esse hábito pode ser prejudicial à felicidade do casal.
Conforme o estudo, casais que publicam de forma exagerada detalhes e fotos da relação são ansiosos e inseguros. Essas características, de acordo com os pesquisadores, geram problemas no relacionamento. Por outro lado, casais que evitam expor sua vida na internet são mais felizes, pois preferem viver os momentos reais ao lado da pessoa amada.
Para o especialista em relacionamentos Caio Bittencourt, as redes sociais são responsáveis por colocar muita pressão nas relações amorosas. “Além da pressão de manter a imagem do relacionamento feliz, se criam expectativas irreais fazendo com que se espere a perfeição no seu parceiro ou parceira, o que é algo absurdo e impossível”, afirma.
Segundo ele, o hábito de comparar o seu relacionamento com os de outros nas redes sociais também é algo destrutivo para a relação. Isso porque a realidade entre os casais pode ser muito diferente. “Quando você posta sobre a sua relação, você está expondo não só os seus sentimentos, mas a sua vida pessoal para o mundo todo”, diz o profissional da plataforma MeuPatrocínio.
Privacidade na relação
O especialista também acredita que outra razão pela qual casais que não se expõem tanto na internet são mais felizes é a privacidade. “Quando você mantém o seu relacionamento offline, você tem espaço e liberdade para desenvolver e criar uma conexão íntima.”
Bittencourt aconselha que “ao invés de se preocupar com a opinião alheia sobre o relacionamento ou mostrar para os outros só a parte boa das coisas, você pode focar mais em como você e seu parceiro se sentem um com o outro e fazer o que realmente os fazem felizes.”
Mas isso não significa que seja proibido postar sobre o mozão nas redes sociais, viu? A única coisa que você precisa lembrar é de não deixar que a felicidade do seu relacionamento seja validada pelos outros, mas apenas por você e seu (sua) parceiro (a).