Uma pesquisa do ManPowerGroup sobre escassez de talentos descobriu que 80% dos empregadores do Brasil encontram dificuldades para recrutar os funcionários que precisam em 2023. A taxa, que aumentou desde 2018, ficou estável em relação ao ano anterior e varia de acordo com a indústria.
Enquanto as empresas das áreas de bens de consumo e serviços e de finanças e imobiliário registraram a taxa de 82% de dificuldade de encontrar talentos, as indústrias de transporte, logística e automotiva, de serviços de comunicação e de assistência médica e ciências da vida divulgaram 81% de dificuldades para encontrar funcionários.
Leia também: Iniciativas capacitam talentos em TI para acabar com gap no setor
As habilidades mais procuradas
O estudo destacou as principais competências buscadas pelos empregadores brasileiros, com as habilidades humanas se destacando em uma era dominada pelo digital. Veja as 5 soft skills mais buscadas no Brasil:
Resiliência e capacidade de adaptação – 34%
Raciocínio e solução de problemas – 34%
Tomada de iniciativa – 31%
Colaboração e trabalho em equipe – 31%
Confiabilidade e autodisciplina – 31%
Confira também as 5 habilidades técnicas mais procuradas no mercado brasileiro:
TI e dados – 38%
Linha de frente e front office – 29%
Vendas e marketing – 21%
Administração e suporte de escritório – 19%
Operação e logística – 18%
Como empresas brasileiras estão superando a escassez de talentos
Para lidar com a escassez de talentos, 82% dos empregadores estão investindo no desenvolvimento dos colaboradores. Outras estratégias envolvem investir na contratação de novos funcionários (49%), investir em tecnologia (48%) ou na contratação de mão de obra temporária (34%).
Já para superar a dificuldade de contratar funcionários, 57% das organizações está oferecendo mais flexibilidade para seus colaboradores, 40% busca olhar para novos grupos de talentos como profissionais mais maduros e 35% está priorizando a automação de processos e tarefas.
Outras maneiras de obter talentos tem sido contratar pessoas de outros países, com 46% dos empregadores planejando fazer isso. Em contrapartida, 41% só vai contratar em nível nacional e 13% não vão contratar nos próximos seis meses.
A escassez global de talentos atinge nível recorde
Além do Brasil, o ManPowerGroup levantou as dificuldades dos empregadores para conseguir funcionários ao redor do mundo. Os resultados mostraram que a média global é de 77% das organizações, ou seja, quase 4 a cada 5 empregadores enfrentam desafios em contratações.
Veja os 12 países com os maiores índices:
Taiwan – 90%
Alemanha – 86%
Hong Kong – 85%
Portugal – 84%
Porto Rico – 83%
Singapura – 83%
Hungria – 82%
Áustria – 81%
China – 81%
Finlândia – 81%
Irlanda – 81%
Romênia – 81%
O post 80% dos empregadores brasileiros têm dificuldade de encontrar talentos apareceu primeiro em Forbes Brasil.