Bom dia! Hoje é sexta-feira, 10 de março
Cenários
O último pregão da semana será marcado por dois indicadores.
No Brasil, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga o IPCA de fevereiro, índice oficial usado pelo BC (Banco Central) para balizar o cumprimento da meta de inflação. A mediana das expectativas é de uma aceleração para 0,79%, ante os 0,53% de janeiro. No acumulado em 12 meses até fevereiro, a mediana das expectativas é de uma desaceleração para 5,54%, ante 5,77% em janeiro.
Nos Estados Unidos, a expectativa é com a divulgação do nível de emprego não-agrícola (“non-farm payroll”) de fevereiro. A expectativa é com a abertura de 220 mil vagas em fevereiro. A divulgação do resultado de janeiro surpreendeu o mercado. No primeiro mês do ano, a economia dos Estados Unidos criou 517 mil vagas, muito acima da expectativa, que era da abertura de 160 mil vagas.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Perspectivas
Após vários dias de indefinição, o emprego não-agrícola nos Estados Unidos deverá cristalizar as expectativas do mercado. Na terça (7) e na quarta-feira (8), Jerome Powell, presidente do Fed (Federal Reserve), o banco central americano, realizou seu depoimento semestral no congresso dos Estados Unidos.
Powell foi claro: os juros poderão subir mais e mais rapidamente do que o esperado pelo mercado se os indicadores econômicos mostrarem que a inflação nos Estados Unidos segue acima das metas e não dá sinais de desaceleração. No mês passado, o nível de contratações foi muito maior do que o esperado, mostrando uma resiliência do mercado de trabalho ao aperto da política monetária. Se isso prosseguir, a expectativa é de juros muito mais altos por muito mais tempo, derrubando as ações.
Indicadores
– Brasil
IPCA / Fev
Esperado: 0,79%
Anterior: 0,53%
IPCA / 12 meses até Fev
Esperado: 5,54%
Anterior: 5,77%
– Estados Unidos
Desemprego / Fev
Esperado: 3,4%
Anterior: 3,4%
Empregos não-agrícolas / Fev
Esperado: 220 mil
Anterior: 517 mil
O post Pré Mercado: inflação brasileira e emprego americano apareceu primeiro em Forbes Brasil.