Os custos diretos da destruição de estruturas físicas na Turquia devido ao devastador terremoto de 6 de fevereiro podem chegar a 2,5% do PIB (Produto Interno Bruto) do país, ou US$ 25 bilhões, afirmou o JPMorgan hoje (16).
O número combinado de mortos do terremoto na Turquia e na Síria subiu para mais de 41 mil, e milhões precisam de ajuda humanitária, com muitos sobreviventes desabrigados em temperaturas quase congelantes no inverno.
“O terremoto na Turquia levou a uma trágica perda de vidas e traz implicações econômicas significativas”, escreveu o economista Fatih Akcelik em nota a clientes.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
O JPMorgan também disse que espera agora que o banco central corte as taxas de juros em mais 100 pontos-base em sua reunião da próxima semana, para 8% ao ano.
“A liderança política sinalizou novos cortes nas taxas mesmo antes do terremoto”, disse ele. “Não descartamos mais cortes nas taxas antes das eleições originalmente marcadas para 18 de junho. No entanto, acreditamos que a taxa básica de juros é menos relevante agora, já que o mecanismo de transmissão da política monetária está quebrado na Turquia.”
O post JPMorgan estima US$ 25 bilhões em danos por terremoto na Turquia apareceu primeiro em Forbes Brasil.