A atriz Viola Davis ganhou um Grammy ontem (6) por narrar o audiolivro de sua biografia “Em Busca de Mim”, e se tornou a 18ª pessoa na história a alcançar o cobiçado status “EGOT” ao ganhar os quatro principais prêmios norte-americanos – Emmy, Grammy, Oscar e Tony.
Em seu discurso no Grammy, Davis disse: “Escrevi esse livro para homenagear a Viola de seis anos. Para honrar sua vida, sua alegria, seu trauma, tudo, e foi uma jornada e tanto. Acabei de me tornar EGOT.”
Leia também: Quanto ganham os artistas vencedores do Grammy?
Davis ganhou seu primeiro prêmio Tony, o maior do teatro dos EUA, em 2001 por seu papel coadjuvante na peça “Rei Hedley 2º” e em 2010 ganhou o segundo por seu papel principal na remontagem da peça da Broadway “Fences”.
Em 2015, ela se tornou a primeira pessoa negra a ganhar o Emmy de melhor atriz em um drama por seu papel na série “How To Get Away With Murder”. E apenas um ano depois ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante pelo filme “Um Limite Entre Nós”, adaptação da peça “Fences” em que reprisou o papel que lhe rendeu um Tony.
Davis é a quarta artista negra a ganhar o quarteto de prêmios, depois de Whoopi Goldberg, John Legend e Jennifer Hudson.
Além dela, outros atores que ganharam o EGOT incluem Helen Hayes, Rita Moreno, John Gielgud e Audrey Hepburn.
Os compositores Alan Menken, Andrew Lloyd Webber, Jonathan Tunick, Marvin Hamlisch, Richard Rodgers e Robert Lopez, juntamente com os diretores Mel Brooks, Mike Nichols, o produtor Scott Rudin e o letrista Tim Rice também completaram o grupo a conquistar os 4 troféus.
Com sua vitória no Oscar em 2016, Davis se tornou a primeira artista negra a alcançar a cobiçada “Tríplice Coroa” da atuação – ganhando um Oscar, Emmy e Tony em categorias de atuação.
O post Viola Davis vence Grammy e atinge o status EGOT apareceu primeiro em Forbes Brasil.