Alergia, coceira e queimadura são palavras que qualquer pessoa quer passar longe durante o Carnaval. E para que isso não aconteça, o ideal é que você capriche no skincare. Assim a sua única preocupação durante a folia será a sua fantasia!
Mas o segredo para não sofrer com esses problemas é bem simples e só vão tomar alguns minutinhos do seu tempo. Por isso, chamamos a médica da área da estética Dra. Fernanda Nichelle para indicar os cuidados corretos com a pele no Carnaval.
A primeira delas e a mais importante é a aplicação do filtro solar antes de começar a se maquiar. Dessa maneira você dá um “chega pra lá” nas queimaduras de sol, que são tão comuns quando passamos o dia todo pulando nos bloquinhos.
Agora se você vai usar produtos de maquiagem diferentes daqueles do dia a dia — como glitter e tintas coloridas —, todo cuidado é pouco por conta das alergias. “Sempre oriento os pacientes a fazerem um teste prévio de alergia para os produtos novos que forem utilizar na pele, como maquiagem com glitter ou purpurina”, diz a médica.
Para fazer esse teste, segue a dica: aplique um pouquinho do produto em uma pequena área da pele, como no antebraço ou atrás da orelha, alguns dias antes do Carnaval. Se, depois de algumas horas, nenhuma reação ocorrer, então tá liberado!
Deu ruim! E agora?
Caso você perceba alguma reação, por menor que seja, ao fazer esse teste com a make, não use esse produto específico nas suas saídas de Carnaval. Por outro lado, se você acabar não testando algum produto da maquiagem e apresentar sinais de alergia, como vermelhidão, coceira e edema (inchaço), o indicado é retirar a make assim que puder com água e sabão neutro e buscar orientações de um alergista.
Além disso, não use remédios sem prescrição médica. Isso porque o rosto é uma área sensível que pode ser prejudicada por essa prática, tudo bem?