Exposição sobre o povo Yanomami chega aos Estados Unidos

  • Post author:
  • Reading time:2 mins read
Foto: Claudia Andujar

Casa coletiva próxima à missão católica no Rio Catrimani, Roraima; foto de Claudia Andujar

Harvé Chandès, diretor-geral da Fundação Cartier pour l’art contemporain, e Alex Poots, diretor artístico do The Shed, anunciaram a estreia nos Estados Unidos da exposição “The Yanomami Struggle”, dedicada à colaboração e à amizade entre a ativista Claudia Andujar e o povo Yanomami.

Após aclamadas apresentações no IMS (São Paulo), na Fundação Cartier (Paris) e no Barbican Centre (Londres), a mostra estará no The Shed, em Nova York, do dia 3 de fevereiro a 16 de abril, ampliada com mais de 80 desenhos e pinturas produzidas pelos artistas Yanomami André Taniki, Ehuana Yaira, Joseca Mokahesi, Orlando Nakɨ uxima, Poraco Hɨko, Sheroanawe Hakihiiwe e Vital Warasi, como também o xamã Davi Kopenawa. Também estarão expostos novos trabalhos em vídeo de artistas contemporâneos, como os cineastas Yanomami Aida Harika, Edmar Tokorino, Morzaniel Ɨramari e Roseane Yariana.

Todas essas obras serão expostas ao lado de mais de 200 fotografias de Claudia Andujar, que traçam os encontros da artista com os Yanomami e buscam aumentar a visibilidade da luta dos povos indígenas para proteger sua terra, população e cultura. A fotógrafa, que nasceu na Suíça em 1931, se mudou para o Brasil em 1955 e, há mais de cinco décadas, vem colaborando com os povos Yanomamis em defesa de seus direitos e soberania.

“The Yanomami Struggle” conta a história da relação de Claudia Andujar com o povo Yanomami durante a Ditadura Militar no Brasil (1964 – 1985), desde o seu primeiro encontro, em 1971, até a transformação de sua prática artística em ativismo, sete anos depois, quando ela e outros ativistas criaram a Comissão de Demarcação do Parque Yanomami.

A exibição tem curadoria de Thyago Nogueira, diretor de fotografia contemporânea do Instituto Moreira Salles (IMS), com a orientação do pajé e líder Yanomami Davi Kopenawa. O evento é organizado pela IMS, Fundação Cartier e The Shed, em parceria com as ONGs brasileiras Hutukara Associação Yanomami e o Instituto Socioambiental.







O post Exposição sobre o povo Yanomami chega aos Estados Unidos apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário