A primeira vez dos filhos na escola é um momento muito importante e aguardado pelas famílias. Entretanto, a ansiedade da separação no primeiro dia de aula pode deixar algumas crianças assustadas e com medo de encarar a novidade, fazendo com que elas chorem no colo dos pais.
De acordo com a pedagoga e coordenadora do curso de pedagogia do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), Simone Martiningui Onzi, é natural que a criança chore ou faça birra diante de experiências como essa, justamente por ser um cenário novo e desconhecido para ela.
“A primeira ida à escola, por exemplo, significa passar menos tempo em casa e com a família, que é uma situação conhecida e confortável para a criança. Ou seja, ela pode estranhar e sentir a ‘perda’ disso de forma negativa”, explica ela.
Crianças que já vão à escola
Com as crianças que já frequentam a creche ou escola, no entanto, a situação é um pouco diferente. No caso delas, o choro no primeiro dia de aula é causado pela dificuldade em retomar a rotina após as férias, algo que ocorre também com os adultos. Por isso, o apoio dos pais é importante nesse processo.
“Os pais possuem papel fundamental na adaptação de seus filhos na escola. Eles podem auxiliar inserindo-os no contexto da vida da família. Quando a criança retorna para casa, é importante sempre perguntar e ouvir atentamente sobre o dia dela na escola, interagindo com a importância do momento e valorizando a experiência para a criança”, afirma.
Do mesmo modo, os responsáveis precisam evitar dizer que a criança deve ir à escola por “obrigação”. Também não devem se referir ao espaço de forma depreciativa na frente dela. Ou, ainda, conectar a escola como recompensa positiva ou negativa de alguma atitude que o pequeno teve em casa.
O que fazer se meu filho não parar de chorar?
De acordo com a pedagoga, os pais devem acolher e validar o sentimento dos filhos e tentar convencê-los de que a ida ao primeiro dia de aula também pode ser prazerosa e divertida.
“A criança não tem a nossa maturidade. Por isso, é importante demonstrar que tudo bem chorar, pois é uma situação nova, já que todos vão aprender junto a lidar com esse sentimento. E que é normal se sentir apreensivo, que você, enquanto criança também teve seus momentos de chorar por conta do desconhecido, mas que conseguiu superar. Desta forma, você conseguirá incentivar a criança a superar esse momento junto também”, orienta.
A parceria família, escola e educador também é fundamental para a adaptação da criança no ambiente escolar. Isso porque é nesse alinhamento de responsabilidades e olhares de acolhimento que os pais conseguirão adaptar o pequeno ao ambiente.
“O pedagogo, junto a escola e família, irá também acolher o sentimento da criança, auxiliando de diferentes formas para mostrar que o ambiente da escola é lúdico e prazeroso, por meio de atividades de integração entre professor e estudantes, bem como apresentando a instituição e diferentes possibilidades de interação entre todos”, finaliza.