Bom dia! Hoje é terça-feira, 31 de janeiro
Cenário
O mercado segue operando na expectativa da decisão dos juros pelo Fed (Federal Reserve), o banco central americano, que deverá ser divulgada amanhã. A projeção é de uma alta de 0,25 ponto percentual, com os juros avançando para a faixa entre 4,50% e 4,75%.
Outro ponto importante é a decisão dos juros brasileiros pelo Copom (Comitê de Política Monetária), mas nesse caso esperam-se menos surpresas. A expectativa unânime é de manutenção da Selic nos atuais 13,75% ao ano.
Perspectivas
A boa notícia veio de Washington. O FMI (Fundo Monetário Internacional) elevou para 2,9% sua projeção de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) mundial em 2023, um resultado levemente superior aos 2,7% da projeção anterior. Apesar de parecer uma diferença pequena, isso representa, em números de 2022, mais US$ 199 bilhões (R$ 1,02 trilhão) em dinheiro circulando pela economia global.
Na avaliação do FMI, a expectativa de desaceleração da inflação em algumas das principais economias e um aumento nas despesas residenciais explicam o aumento da projeção de crescimento para este ano.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Indicadores
Brasil
– Não há indicadores relevantes
Estados Unidos
– Confiança do consumidor (Jan)
Projeção: 109,0
Anterior: 108,3
Zona do Euro
– PIB 4º trimestre
Projeção: – 0,1%
Anterior: + 0,3%
– PIB 2022
Projeção: + 2,2%
Anterior: + 2,3%
O post Pré mercado: FMI espera mais crescimento em 2023 apareceu primeiro em Forbes Brasil.