Você já sentiu que sua agenda de trabalho precisa de uma limpeza profunda?
Uma boa limpeza na agenda trata-se de uma auditoria que cobre cada minuto do dia. A ideia é examinar sistematicamente como e quando os itens são colocados em nossas agendas para criar mais espaço.
Nos últimos três anos, as reuniões aumentaram, com “o usuário médio do Teams tendo um aumento de 252%”, de acordo com a Microsoft. Frequentemente, essas reuniões são obrigatórias e estão fora do nosso controle. Calendários de trabalho sem gestão geralmente invadem nossas vidas pessoais e podem causar estresse crônico.
>> Leia também: Reduzir reuniões traz menos gastos e mais produtividade
Segundo a organização de pesquisa e serviços médicos Mayo Clinic “é muito importante aprender maneiras saudáveis de lidar com os estressores da vida”, pois os efeitos a longo prazo do estresse crônico podem incluir “ansiedade, ganho de peso e memória prejudicada”.
Uma rápida limpeza na agenda eliminando itens desnecessários combate o estresse e gera benefícios além do alívio da disponibilidade.
Como limpar sua agenda
Encontre um lugar livre de distrações para começar a repensar sua programação. Para aqueles que se perguntam se uma limpeza na agenda é semelhante ao método KonMari, da especialista em organização pessoal Marie Kondo, tenha certeza de que você estará limpando, não arrumando seu calendário.
Marie Kondo explicou a diferença para Amy Shoenthal, da Forbes. “Arrumar e limpar são coisas completamente diferentes. Arrumar é o ato de enfrentar a si mesmo – limpar é o ato de enfrentar a sujeira.”
Que comece a limpeza.
1. Cancele se você não puder se comprometer
Analisar um ano inteiro pode ser assustador, então considere limpar seu calendário em intervalos de duas semanas. Isso permite a implementação imediata e se alinha com a definição de metas de curto prazo.
A chave para desintoxicar seu calendário começa com o compromisso. Se uma tarefa ou reunião não for obrigatória, questione: estou me dedicando a isso?
Se você não pode se comprometer a dedicar tempo a uma tarefa, não a coloque em sua agenda. Apenas agende tarefas que você fará.
2. Coloque tarefas difíceis para a manhã
Um estudo de longo prazo com executivos (que ficou famoso pelo autor de best-sellers Daniel Pink) descobriu que as tardes, especificamente às 14h55, são o pior momento para tomar decisões. Resultados mais favoráveis em reuniões importantes, como avaliações de desempenho e visitas de vendas, tendem a acontecer pela manhã.
De acordo com o livro de Pink “Quando: Os segredos científicos do timing perfeito”, evite as horas sonolentas da tarde. “As pontuações dos testes diminuem, há um aumento nos erros médicos, um declínio na lavagem das mãos e mais acidentes de carro entre as 14h e as 16h do que quase em qualquer outra hora do dia.”
E fique longe da janela logo antes do almoço. Um estudo da Columbia e da Ben Gurion University de Israel descobriu que violadores da liberdade condicional receberam sentenças mais duras quando os juízes estavam com fome.
3. Foco no tempo vs. tarefas
É um desafio prever quanto tempo as tarefas vão levar. Programar seu dia de acordo com blocos de tempo em vez de dividir por tarefas pode aumentar a eficiência.
Para organizar o tempo, considere usar agendas e planilhas diárias baseadas na Técnica do Tempo de Foco. Ela visa sessões de trabalho de 30 minutos seguidas de uma breve recuperação para distrações inevitáveis com um reinício na próxima sessão.
Criar o hábito de editar regularmente o calendário mantém as prioridades em perspectiva. A intenção de limpar a agenda é iniciar um processo de melhoria, livrando-se de coisas tóxicas e desnecessárias. A limpeza proativa dos nossos calendários nos dá uma chance melhor de não ficarmos presos a eles.
O post O que é – e como fazer – um detox em sua agenda apareceu primeiro em Forbes Brasil.