A gigante de software IBM vai cortar 3.900 posições globais, enquanto a empresa química Dow anunciou que demitiria 2.000 funcionários, poucas horas depois de a gigante alemã de software empresarial SAP ter anunciado que planeja demitir 3.000 pessoas, tornando-os os mais recentes gigantes da tecnologia e empresas de manufatura a anunciar grandes demissões devido aos temores de uma recessão.
A empresa química com sede em Michigan, nos EUA, Dow anunciou que cortaria 2.000 cargos globalmente em um plano de redução de custos com o objetivo de economizar US$ 1 bilhão, já que o CEO Jim Fitterling disse que a empresa navega em “incertezas macro e mercados de energia desafiadores, principalmente na Europa”.
Leia mais: PIB americano confirma expectativas e cresce 2,9%
A empresa de software IBM anunciou que cortaria 1,5% de sua força de trabalho global, o que se estima ser equivalente a 3.900 funcionários, de acordo com o CFO James Kavanaugh. A empresa espera US$ 10,5 bilhões em fluxo de caixa livre no ano fiscal de 2023.
A SAP anunciou, em sua teleconferência de resultados do quarto trimestre de 2022 hoje (26), que demitirá 3.000 trabalhadores – cerca de 2,5% de sua força de trabalho global -, mas não especificou onde esses cortes seriam feitos. A empresa de software empresarial alemã disse que as demissões fazem parte de um esforço para cortar custos e fortalecer o foco em seu principal negócio de computação em nuvem.
A 3M, fabricante de notas Post-it e fita adesiva, anunciou que cortaria cerca de 2.500 posições de fabricação global em um relatório financeiro. O presidente e CEO Mike Roman disse que a empresa espera que “os desafios macroeconômicos persistam em 2023”.
O post IBM corta 3.900 funcionários, 1,5% de sua força de trabalho global apareceu primeiro em Forbes Brasil.