Se você consome conteúdos sobre moda com frequência, talvez já tenha ouvido falar do moodboard. Basicamente, esse termo se refere a uma ferramenta que junte várias imagens e referências visuais de um mesmo estilo ou que se liguem de alguma forma. Mas você sabe exatamente a função de um moodboard na moda ou sobre como fazer o seu? Confira um pouco mais sobre isso a seguir:
O que é um moodboard?
O moodboard, também chamado de painel de inspirações, nada mais é do que um “painel”, seja ele físico ou digital, onde é possível colocar imagens e outras referências visuais, como textos ou pedaços de tecidos. No mundo da moda, essas referências podem estar ligadas a cores, modelos e texturas de peças, por exemplo.
Para que serve?
Um moodboard pode ter várias funções no mundo da moda. Estilistas podem usá-lo, por exemplo, para juntar referências criativas para criar uma determinada coleção. Porém, um dos usos mais comuns é para entender melhor o seu próprio estilo.
Isso porque, ao criar essa ferramenta, você vai precisar refletir bastante sobre que tipos de roupa gosta e o motivo. Ou seja, fazer um moodboard pode ser uma ótima ideia para entender melhor as características que você mais aprecia nas peças e fazer melhores escolhas nas suas próximas compras.
Dicas para fazer um moodboard
Dá para criar o painel de inspirações de várias maneiras, tanto físicas quanto digitais. Porém, em todos os casos, os passos são mais ou menos os mesmos.
Primeiramente, você vai precisar fazer bastante pesquisa e reflexão. Busque em sites, redes sociais, revistas ou até mesmo ao seu redor, referências de roupas que gosta e tente pensar sobre quais aspectos especificamente fazem você apreciá-las.
A partir disso, você vai juntar várias imagens que representem os estilos, modelos, cores e texturas que mais te agradaram e começar a sua colagem com elas. Depois, você também pode escrever algumas palavras ou frases que combinem com o “clima” geral do moodboard criado ou até que expliquem alguns de seus elementos. Nesse momento, pense não apenas nas palavras que vai escrever, mas também na tipografia que mais combina com o seu painel.
No caso dos moodboards digitais, você também pode usar e abusar de outros recursos junto com as imagens, como pequenos vídeos ou GIFs, por exemplo. Depois que terminar de montar o seu painel, a ideia é observá-lo e refletir um pouco mais sobre o que ele mostra em relação ao seu estilo pessoal.
E aí, curtiu nossas dicas sobre como usar o moodboard para a moda? Comente aqui