As dollar stores (equivalentes às lojas de 1,99 no Brasil) são os varejistas com oferta de alimentos ao consumo nas residências que mais crescem nos EUA, de acordo com um estudo publicado no American Journal of Public Health nesta semana, quinta-feira (19), à medida que mais famílias se afastam das mercearias e supermercados em meio ao aumento dos preços dos alimentos.
Pesquisadores da Tufts University, no estado de Massachusetts, descobriram que o gasto médio em compras de alimentos por família em lojas de um dólar aumentou 89,7% entre 2008 e 2020, de acordo com a análise feita com cerca de 50 mil residências nos EUA. Nas áreas rurais, as famílias gastaram mais em compras de alimentos nesse tipo de comércio do que em qualquer outra região, com um aumento de 102,9% no gasto médio.
LEIA MAIS: O que pensa a gaúcha Mariana Tellechea, a primeira mulher na Angus Brasil
Os pesquisadores observam que, embora as compras de alimentos em lojas de um dólar ainda representem uma pequena porcentagem do total de alimentos comprados no varejo (2,1%) nos EUA, as famílias gastaram “significativamente” menos de seu orçamento de alimentos em supermercados em 2020 (58,3%) do que em 2008 ( 62,3%).
O estudo sugere que mais famílias estão gastando dinheiro em lojas de um dólar por causa do aumento dos custos dos alimentos, já que os custos médios das compras em supermercados aumentaram 12% entre 2021 e 2022, de acordo com o USDA (Departamento de Agricultura do EUA).
O grande número desse cenário é o valor de US$ 8,7 bilhões (R$ 45,3 bilhões na cotação atual). Isso é quanto a Dollar General (rede do Tennessee, dona de quase 19 mil lojas no país) ganhou em vendas no quarto trimestre de 2021, de acordo com a empresa. Isso representa um aumento de 2,8% em relação ao ano anterior, já que a rede abriu quase 2.000 lojas a mais entre 2019 e 2021.
As lojas de produtos baratos se multiplicaram rapidamente nos últimos anos, principalmente em áreas rurais e de baixa renda, de acordo com o Center For Science In The Public Interest. Essas áreas, normalmente, têm menos acesso a mercearias nacionais maiores, lembrando que mais da metade da população dos EUA vive a cinco minutos de carro de uma Dollar General – que anunciou sua expansão de 1.050 novas lojas em 2023.
À medida que as lojas de um dólar “se tornam uma importante fonte de compras de alimentos para as comunidades rurais”, observam os pesquisadores, mais atenção deve ser dada à qualidade dos alimentos oferecidos por essas cadeias populares. Wenhui Feng, co-autor do estudo da Tufts University, disse que pesquisas adicionais são necessárias para entender melhor como as comunidades limitadas a alimentos vendidos em lojas de um dólar têm sua saúde e dietas afetadas.
O post Americanos estão comprando mais alimentos em lojas de um dólar apareceu primeiro em Forbes Brasil.