Meteorito encontrado na Antártida é um dos maiores de todos os tempos

  • Post author:
  • Reading time:2 mins read
Foto: Cortesia de Maria Valdes

A Antártica é um dos melhores lugares do mundo para caçar meteoritos

Uma equipe internacional de pesquisadores acaba de retornar da Antártida com um meteorito que pesa 7,6 kg. “O tamanho não importa necessariamente quando se trata de meteoritos, e mesmo minúsculos micrometeoritos podem ser incrivelmente valiosos cientificamente”, diz Maria Valdes, pesquisadora do Field Museum e da Universidade de Chicago. “Mas é claro que encontrar um grande meteorito como este é raro e realmente emocionante.”

Valdes estima que seja um dos 100 maiores dos 45 mil meteoritos recuperados da Antártica no século passado. Um meteorito é um pedaço de rocha ou metal que caiu do espaço sideral na Terra.

Leia mais: Imagem gigante revela mais de três bilhões de objetos da Via Láctea

“Estudar meteoritos nos ajuda a entender melhor nosso lugar no universo”, diz Valdes. “Quanto maior for o tamanho da amostra que tivermos de meteoritos, melhor poderemos entender nosso Sistema Solar e melhor poderemos entender a nós mesmos.”

O meteorito é um dos cinco encontrados pela equipe durante a expedição, todos os quais agora serão analisados ​​no Instituto Real Belga de Ciências Naturais. A expedição de quatro cientistas foi liderada por Vinciane Debaille, da Université Libre de Bruxelles, e usou novas imagens de satélite de onde poderiam estar as possíveis zonas de impacto de meteoritos.

“Partir de uma aventura explorando áreas desconhecidas é emocionante, mas também tivemos que lidar com o fato de que a realidade no terreno é muito mais difícil do que a beleza das imagens de satélite”, disse Debaille. A equipe teve que caminhar por campos de gelo, embora as temperaturas no verão da Antártida estivessem em torno de -10° C.

A Antártica é um dos melhores lugares do mundo para caçar meteoritos porque é um deserto, então os meteoritos que caem não sofrem desgaste ou erosão. Os meteoritos negros também se destacam claramente contra a neve branca e os campos de gelo glacial azul, que frequentemente reviram meteoritos à medida que se movem.

A falta de habitação humana e desenvolvimento industrial no continente também significa que os meteoritos têm menos probabilidade de terem sido manipulados.

O post Meteorito encontrado na Antártida é um dos maiores de todos os tempos apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário