Uma equipe internacional de pesquisadores acaba de retornar da Antártida com um meteorito que pesa 7,6 kg. “O tamanho não importa necessariamente quando se trata de meteoritos, e mesmo minúsculos micrometeoritos podem ser incrivelmente valiosos cientificamente”, diz Maria Valdes, pesquisadora do Field Museum e da Universidade de Chicago. “Mas é claro que encontrar um grande meteorito como este é raro e realmente emocionante.”
Valdes estima que seja um dos 100 maiores dos 45 mil meteoritos recuperados da Antártica no século passado. Um meteorito é um pedaço de rocha ou metal que caiu do espaço sideral na Terra.
Leia mais: Imagem gigante revela mais de três bilhões de objetos da Via Láctea
“Estudar meteoritos nos ajuda a entender melhor nosso lugar no universo”, diz Valdes. “Quanto maior for o tamanho da amostra que tivermos de meteoritos, melhor poderemos entender nosso Sistema Solar e melhor poderemos entender a nós mesmos.”
O meteorito é um dos cinco encontrados pela equipe durante a expedição, todos os quais agora serão analisados no Instituto Real Belga de Ciências Naturais. A expedição de quatro cientistas foi liderada por Vinciane Debaille, da Université Libre de Bruxelles, e usou novas imagens de satélite de onde poderiam estar as possíveis zonas de impacto de meteoritos.
“Partir de uma aventura explorando áreas desconhecidas é emocionante, mas também tivemos que lidar com o fato de que a realidade no terreno é muito mais difícil do que a beleza das imagens de satélite”, disse Debaille. A equipe teve que caminhar por campos de gelo, embora as temperaturas no verão da Antártida estivessem em torno de -10° C.
A Antártica é um dos melhores lugares do mundo para caçar meteoritos porque é um deserto, então os meteoritos que caem não sofrem desgaste ou erosão. Os meteoritos negros também se destacam claramente contra a neve branca e os campos de gelo glacial azul, que frequentemente reviram meteoritos à medida que se movem.
A falta de habitação humana e desenvolvimento industrial no continente também significa que os meteoritos têm menos probabilidade de terem sido manipulados.
O post Meteorito encontrado na Antártida é um dos maiores de todos os tempos apareceu primeiro em Forbes Brasil.