As câmeras digitais foram um grande sucesso durante os anos 2000, e agora, retornam através de trends do TikTok e influenciadores do Instagram incentivando os jovens a darem um toque vintage no momento de registrar as fotos. Apesar das câmeras possuírem baixa resolução e um flash estourado, a Geração Z está se sentindo à vontade para reviver essa lembrança nostálgica, visto que as câmeras digitais surgiram antes de ter uma ou mais câmeras nos celulares.
De acordo com uma matéria publicada no The New York Times, a ideia de retornar com as câmeras digitais é que os jovens entre 16 e 24 anos deixem os celulares e voltem a ter contato com tecnologias mais antigas, como afirma o fotógrafo Mark Hunter, “as pessoas estão percebendo que é legal ter algo que não esteja no seu telefone. Quando vejo minhas fotos digitais, tenho memórias bem específicas sobre elas. Já quando passo pelo rolo da câmera do meu celular, eu meio que só lembro do momento e não tem nada de especial.”
Leia mais: O fim do iPod: conheça outros ícones da tecnologia que deixaram saudades
Os modelos de câmeras digitais como a Canon PowerShot SX230 HS, a Câmera Digital Sony Cyber-Shot, a Nikon COOLPIX e a Tekpix da Tecnomania, ganharam um aumento nas buscas da internet e estão sendo bastante procuradas pelo público. As marcas fabricantes desses modelos não produzem mais as câmeras digitais, mas é possível encontrá-las à venda com valores acessíveis em sites de desapegos.
A cantora Dua Lipa, as modelos Kylie Jenner, Bella Haddid, Rafa Kalimann e a atriz Bruna Marquezine também entraram na trend e voltaram a utilizar as câmeras digitais para realizar algumas publicações em seus perfis nas redes sociais.
O post Câmeras digitais viram sensação entre a Geração Z apareceu primeiro em Forbes Brasil.