Não depende do setor, do porte e da idade da empresa (e da idade de quem está por trás dela). Não depende (tanto) da tecnologia nem de “rios de dinheiro”. Inovação é quase um estado de espírito. Germina na inquietação, alimenta-se do inconformismo e agiganta-se na necessidade. Desconforto, dor e ruptura transmutam-se em sobrevivência, alívio e progresso.
Esta lista homenageia 10 empresas que se destacaram em tempos recentes na busca de soluções para problemas conhecidos e para aqueles que nem sabíamos que tínhamos. Vão de jovens startups a gigantes centenárias, pinçadas entre tantas outras que igualmente buscam novos caminhos.
Nesta curadoria, a equipe da Forbes contou com a colaboração de entidades e especialistas focados em inovação, a quem agradecemos: Anderson Criativo, CEO do Onovolab; Carolina da Costa, diretora executiva de inovação, pesquisa e ensino do Hospital Alemão Oswaldo Cruz; Cubo Itaú; Diego Bonaldo Coelho, coordenador adjunto da FIA; Endeavor; Finep/Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações; Inovabra; Moacir de Miranda Oliveira Júnior, professor titular da FEA-USP; Parque Tecnológico São José dos Campos; e Porto Digital.
Veja aqui a lista completa das empresas mais inovadoras e acesse cada reportagem separadamente:
Edição: José Vicente Bernardo
*Reportagem publicada na edição 102, lançada em outubro de 2022
O post As 10 empresas mais inovadoras do Brasil apareceu primeiro em Forbes Brasil.