A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou hoje (3) o primeiro medicamento injetável de uso semanal para sobrepeso e obesidade, o Wegovy (semaglutida 2,4mg). A injeção, que deve ser aplicada semanalmente, promoveu uma redução média de 17% do peso corporal nos pacientes, segundo estudos.
O Wegovy deve ser injetado por via subcutânea uma vez por semana e é uma versão de dose mais alta – 2,4 mg – do medicamento para diabetes Ozempic (semaglutida).
Leia mais: Ozempic: o que você precisa saber sobre o remédio para diabéticos
O medicamento da Novo Nordisk teve uso liberado apenas para tratamento de obesidade e sobrepeso, enquanto o Ozempic é indicado para diabetes tipo 2, apesar de ser usado para controle de peso. O uso do Ozempic contra obesidade não é previsto na bula, mas médicos o indicam por considerarem o medicamento.
O Wegovy é indicado para adultos obesos (com Índice de Massa Corporal (IMC) inicial de ≥ 30 kg/m2) e com sobrepeso (IMC entre 27 kg/m2 e < 30 kg/m2) na presença de pelo menos uma comorbidade relacionada ao peso, por exemplo, disglicemia (pré-diabetes ou diabetes mellitus tipo 2), hipertensão, dislipidemia, apneia obstrutiva do sono ou doença cardiovascular.
Sobre a comercialização, a farmacêutica Novo Nordisk disse que ainda não há uma data definida para que a semaglutida chegue ao mercado brasileiro.
Sobre o Wegovy
Wegovy deve ser usado para controle de peso a longo prazo em conjunto com um plano de refeições com calorias reduzidas e aumento da atividade física. Nos EUA, a FDA aprovou o Wegovy com base nos dados da fase 3, que mostraram que o Wegovy ajudou 33% dos pacientes a perder mais de 20% do peso corporal durante um período de ensaio clínico de 68 semanas. A versão de alta dose de semaglutida é a primeira de seu tipo de medicamento para obesidade, pois é administrada uma vez por semana.
A aprovação da Wegovy continua uma tendência na qual os fabricantes de medicamentos para diabetes os adaptam para tratar outras condições comuns em pacientes diabéticos. Assim, por exemplo, os medicamentos para diabetes Jardiance (empagliflozina) e Victoza (liraglutida) agora têm aprovações para reduzir o risco de ataque cardíaco, derrame e morte em pacientes cardiovasculares.
Dados de ensaios clínicos sugerem que Wegovy funciona melhor no tratamento da obesidade do que qualquer outro medicamento aprovado anteriormente. Em quatro ensaios clínicos diferentes, mais de 2.600 pacientes receberam Wegovy e mais de 1.500 receberam placebos por até 68 semanas. Em um ensaio clínico de adultos que não tinham diabetes, aqueles que receberam Wegovy perderam em média 12,4% a mais de seu peso corporal inicial do que aqueles que receberam placebo. Em outro estudo com adultos com diabetes tipo 2, a diferença foi de 6,2%.
O post Anvisa aprova remédio injetável semanal para obesidade apareceu primeiro em Forbes Brasil.